
A convocação dos médicos veterinários aprovados no concurso da Cidasc foi o tema da audiência do presidente em exercício da Alesc, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC) e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), na tarde desta terça-feira (17). No encontro, realizado na Presidência da Assembleia, os participantes destacaram a necessidade da contratação de mais veterinários para garantir a segurança sanitária na produção de alimentos no estado e pediram o apoio da Alesc para o atendimento dessa demanda.
O presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, comentou que recentemente o governo estadual colocou profissionais da Cidasc para realizar o serviço de inspeção no lugar de médicos veterinários de apoio. No entanto, segundo o dirigente, a quantidade de profissionais é insuficiente.
“Entendemos que Santa Catarina tem um trabalho de excelência na questão sanitária, devido justamente ao trabalho de inspeção. Mas para manter essa excelência, é preciso que a Cidasc chame mais veterinários para cobrir esse serviço tão importante”, disse Tonet.
A presidente do Somevesc, Cristhiane de Oliveira Cattani, afirmou que a entidade defende a convoção dos candidatos concursados por entender que tanto o serviço de inspeção, quanto o de defesa sanitária, devem ser feitos por profissionais contratados pelo Estado. “O número de profissionais do Estado que temos atualmente é insuficiente”, disse.