Entre os dias 22 e 25 de abril, comarcas catarinenses têm pautadas 30 sessões de julgamento pelo Tribunal do Júri. Em uma delas um homem será julgado por tentar contra a vida de uma criança. Em outra sessão, o réu teria matado um idoso por vingança. Há ainda casos em que as vítimas foram assassinadas com disparos de armas de fogo e facadas. Crimes contra mulheres também serão debatidos, como o caso de uma mulher que foi morta a tiros pelas costas pelo ex-companheiro, na presença do filho. Seguem os juris que ocorrerão na região:
24 de abril – O Tribunal do Júri da comarca de Lages julgará um homem acusado de tentativa de feminicídio. A denúncia relata que ele tentou matar sua companheira após uma discussão na casa onde moravam. Ele a agrediu fisicamente com socos e chutes. De acordo com os autos, encostou uma faca no pescoço da vítima com a finalidade de matá-la. O acusado ainda tentou enforcá-la, mas foi impedido por um familiar da vítima (Autos n. 00010873520178240039).
24 de abril – Um homem será julgado na comarca de Campo Belo do Sul sob a acusação de matar a companheira com três tiros, dois deles nas costas, de acordo com a denúncia. O crime ocorreu no dia 30 de setembro de 2023, na presença do filho do casal, na residência onde viviam. O homem estaria inconformado com o desejo da vítima de romper o relacionamento. A criança foi quem acionou a polícia após ser deixada sozinha com a vítima agonizando. O homicídio é qualificado por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio (segredo de justiça).