Aumenta a incidência de crimes virtuais

O aumento da incidência de crimes virtuais foi o tema da reunião desta quarta-feira (9) na Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação. Por solicitação do presidente do colegiado, deputado Matheus Cadorin (Novo), o delegado geral de Polícia Civil do Estado, Ulisses Gabriel, falou sobre as providência que estão sendo tomadas para o combate a estes delitos.

Ao informar que os crimes cibernéticos passaram de um total de 28 mil casos em 2019 para 165 mil casos em 2024, Gabriel disse que um cyber laboratório foi criado para monitoramento da internet. “O governador nos incumbiu da tarefa de agir duramente contra os crimes virtuais. Estruturamos a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática e estamos efetuando prisões em todo o Brasil, que deram origem a 53 ações judiciais.”

O policial citou como exemplo da implantação do Cyber Laboratório as 272 autuações de monitoramento de grupos criminosos nas redes sociais. “Deste total, 134 foram relativas a ataques em escolas, uma ação preventiva realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina que impediu tragédias como as ocorridas em 2021 em Saudades e 2023 em Blumenau.”

Deixe um comentário