Obras do acesso serão retomadas
Quem deve estar comemorando é o prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster – que está em férias – , pela retomada das obras do acesso ao aeroporto regional. Duas questões estavam atrapalhando a conclusão da obra.
Questionamento da ANTT
Foi paralisada por conta do questionamento da ANTT quanto ao ponto previsto para o entroncamento do acesso com a BR 116, onde deverá dar lugar ao trevo. O impasse se devia a distância, considerada muito pequena, da ponte existente na altura da Sulfurosa. Foi difícil para os engenheiros da empreiteira convencer a ANTT que no projeto original já foi fixado naquele ponto porque mais a frente se depararia a pouca distância de uma curva.
Se a saída da ponte (que nem chega a ser visível) já era problemática, muito mais se ficar pouco acima de uma curva.
Responsável na secretaria foi demitido
O segundo ponto de divergências dizia respeito ao responsável pelo setor dos aeroportos, na Secretaria estadual da Infraestrutura que estaria impedindo a liberação dos recursos federais por não prestar contas de outras obras da mesma natureza no estado (São Joaquim e Chapecó).
Isso porque, sendo ele natural de Criciúma, estaria trabalhando à favor das obras aeroportuárias do sul. Afastado da função, foi então possível regularizar as prestações de contas para liberação dos recursos federais.
Do governo federal não veio nenhum real
A obra tem um custo de R$ 4 milhões sendo que a contrapartida do governo do estado foi de R$ 800 mil e já inteiramente liberada. São esses acidentes de percurso que acabam às vezes por inviabilizar as obras. Felizmente estão resolvidos e, vindo os recursos, a conclusão do acesso não será demorada.
A terraplenagem foi completada e a base está quase pronta, faltando depois a camada asfáltica e o implantação do trevo.