O novo longa-metragem que está sendo rodado em Lages é uma comédia produzida pelas produtoras Coração Delator Filmes e Aprofundo Ideias em parceria com o Coletivo Audiovisual Lageano (CAL), e tem roteiro de Lucas Reichert e Bruna Borges. A ideia para o filme surgiu em 2022 e, já no ano seguinte, o roteiro foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023.
“A realização desse longa-metragem vem pra coroar um trabalho do coletivo, que começou há mais de 10 anos e foi uma escalada, degrau a degrau, para que pudéssemos chegar nesse momento com maturidade e profissionalismo”, comenta Lucas. A pré-produção do filme está acontecendo há, pelo menos, seis meses e no último fim de semana (15 e 16 de fevereiro) foi realizada a primeira leitura técnica do roteiro, em Lages, que contou com a participação de todos os setores envolvidos no projeto: direção executiva, de produção, de arte e de fotografia, dentre outros.
O roteirista destaca que, além de movimentar o setor audiovisual, a produção vai mexer com a economia local, gerando empregos e impactando setores como o hoteleiro e o de serviços. Ao todo, cerca de 50 pessoas trabalham diretamente com a realização do filme e outras dezenas são afetadas indiretamente. As gravações acontecerão ainda no primeiro semestre de 2025 e o lançamento será até a metade de 2026.
Ao escrever o roteiro, Lucas e Bruna já sabiam quem assinaria a direção: a gaúcha Anne Salles, que marca a sua estreia à frente de longas-metragens. Atualmente, Anne mora no litoral Catarinense, mas ela já morou em Lages, onde integrou o CAL e produziu curtas como “Escombro”, lançado em 2019.
Muito bacana ver o trabalho de todo o Grupo , mas especialmente do Armin ao longo dos anos , construindo essa estrada da cultura serrana. Parabéns ao grupo , parabéns a Lages