Maioria dos atendimentos feitos pelo Navit Lages envolve violência contra a mulher

Além do suporte jurídico, muitas pessoas que tiveram seus direitos violados precisam de assistência psicológica, social e de saúde para seguir em frente. Pensando nisso, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) criou o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes, o Navit. Esse serviço chegou a Lages em maio do ano passado e em menos de um ano já soma 461 atendimentos. A grande maioria dos casos (93%) está relacionada a violência contra a mulher.  

São 432 atendimentos a pessoas que sofreram algum tipo de violência previsto na Lei Maria da Penha, seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. Muitas dessas vítimas foram encaminhadas pela 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, que atua na área da violência doméstica e familiar contra a mulher, e receberam amparo para superar os traumas.  

Promotor de Justiça Felipe Luz, que está respondendo pela 10ª Promotoria de Justiça, considera o serviço fundamental para a garantia de direitos. “O Navit faz com que as vítimas sejam tratadas como quem precisa de atenção e acolhimento para dar a volta por cima, e não apenas como objetos de prova dentro de processos penais. Nesse momento, muitas mulheres que viveram situações traumatizantes estão recebendo toda a assistência necessária graças a esse serviço”, diz ele.   

Outros casos atendidos pelo Navit Lages envolvem situações relacionadas a tentativa de homicídio, violência contra idoso, perseguição, crime de trânsito, furto e violência sexual. O núcleo também prestou orientações gerais sobre temas como internação compulsória, curatela e direitos da pessoa com deficiência. Vale lembrar que o Navit presta os atendimentos em paralelo ao desenrolar dos processos contra os suspeitos ou acusados de cometerem os crimes.   

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