Vereador eleito, Jonata Mendes, pode assumir a vaga do PRD na Assembleia

Segundo informação de Marcelo Lula, em seu site SC sem Pauta, o Diretório Nacional do PRD confirmou a expulsão do vice-prefeito de Camboriú, Silvio Cardoso Júnior, por infidelidade partidária. A decisão, homologada após reunião da Comissão de Ética, coloca em xeque a possibilidade de Júnior assumir a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa. A medida já foi comunicada à Alesc, ao Tribunal Regional Eleitoral  e registrada em cartório eleitoral, mas promete desencadear uma batalha judicial.

A expulsão foi fundamentada em acusações de que Cardoso Júnior teria desrespeitado o estatuto do PRD ao participar da convenção partidária que declarou apoio a Ramon Jacob (PL) na disputa pela prefeitura de Camboriú, mas não seguir a orientação da legenda. Ele também é acusado de fazer campanha ativa para Edson Piriquito (MDB) e outros candidatos a vereador que não pertenciam ao PRD, União Brasil ou PL, contrariando as diretrizes partidárias.

Com a expulsão, Cardoso Júnior, que era o primeiro suplente do PRD, pode ser impedido de assumir a vaga deixada pelo deputado estadual Egídio Ferrari (PL), que renunciará ao mandato para assumir a prefeitura de Blumenau. A decisão abre caminho para que Jonata Mendes, vereador eleito de Lages e segundo suplente, assuma o posto. Caso isso se concretize, o vereador Luiz Sales, de Joinville, passará a ocupar a posição de primeiro suplente.

Jonata concorreu a deputado estadual nas eleições de 2022 pelo PTB  e fez um total de 4.169 votos, sendo que 3.495 somente em Lages. Ficou na segunda suplência, mas com a expulsão de Cardoso passa a ser o primeiro suplente.

No entanto, especialistas apontam que Júnior pode recorrer ao Judiciário para tentar reverter a decisão do partido e garantir o direito de assumir o cargo. A infidelidade partidária é uma das razões que mais frequentemente gera disputas judiciais, especialmente quando envolve mandatos parlamentares e suplências.

 

Quem assumiria na Câmara?

Caso Jonata deixe a Câmara, para assumir a vaga da Assembleia,  quem o substituirá na Câmara de Vereadores é a primeira suplente do PRD, Kelly Scheruermann, que recebeu 912 votos.

Jonata entrou em contato com a direção nacional para saber mais detalhes a respeito. Contactou também com seu advogado para receber as devida orientações.

 

Poderemos ter quatro deputados?

Vejam só! Daqui a pouco poderemos contar com quatro deputados na Assembleia. Além do dois eleitos – Marcius Machado e Lucas Mendes – agora o Jonata e, no ano que vem, tambem o Toni Duarte, com a licença do deputado Rodrigo Minotto do PDT.

2 comentários em “Vereador eleito, Jonata Mendes, pode assumir a vaga do PRD na Assembleia”

Deixe um comentário