O ex-governador de Santa Catarina, Antônio Carlos Konder Reis, completaria 100 anos em dezembro de 2024. Devido à importância histórica e política dele para o estado, a Assembleia Legislativa realizou, nesta quinta-feira (12), uma sessão especial em homenagem ao centenário de seu nascimento. O jornalista Moacir Pereira lançou seu livro sobre Konder Reis durante as homenagen da Alesc.
A solenidade foi proposta pela Mesa da Alesc e presidida pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD). “É um centenário de um dos mais ilustres e iluminados catarinenses. Iniciou a vida pública ainda muito jovem. Foi um político e um ser humano completos. Em 1975, esta Assembleia Legislativa o elegeu governador do Estado, e com o lema ‘governar é encurtar distâncias’, aproximou o governo dos cidadãos, buscando interiorizar as ações levando o governo para mais perto das pessoas”, destacou Bernardes.
“Tive uma longa convivência familiar com Antônio Carlos Konder Reis. Nossas mães eram muito unidas. Essa ampla convivência fez com que nascesse uma amizade fraterna. Acompanhei a vida dele desde menino. Em 1947, com 21 anos, revelando-se um grande tribuno, conquistou o eleitorado de Itajaí e veio pela União Democrática Nacional (UDN) participar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina”, relembra o ex-governador, Jorge Konder Bornhausen, primo de Antônio Carlos Konder Reis, que discursou em nome dos familiares.