A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) publicou o Índice de Participação dos Municípios (IPM) na arrecadação de ICMS que será repassado em 2025. As três primeiras posições do ranking continuam ocupadas por Itajaí (8,17%), Joinville (7,87%) e Blumenau (3,56%), nesta ordem. Lages perde até para Araquari.
O IPM estabelecido para 2025 leva em conta o movimento econômico e os dados educacionais de 2023, sendo estabelecido mediante um cálculo transparente e que contou com a participação dos gestores municipais. O índice divulgado agora é o definitivo: os municípios tiveram prazo para questionar o número apresentado provisoriamente pela SEF/SC em junho. Confira as informações dos 295 municípios catarinenses neste link.
MUNICÍPIO X IPM PREVISTO PARA 2025 – 10 primeiros
- 1 ITAJAÍ 8,176720
- 2 JOINVILLE 7,8738239
- 3 BLUMENAU 3,5650946
- 4 JARAGUÁ DO SUL 2,6355896
- 5 CHAPECÓ 2,4317319
- 6 FLORIANÓPOLIS 2,2895951
- 7 SÃO JOSÉ 1,9923193
- 8 CRICIÚMA 1,7290990
- 9 BRUSQUE 1,6673901
- 10 ARAQUARI 1,4382890
Lages perde pra Cerro Negro meu bem.
Sim é notório!
Que grandes empresas que empregam mais de 1000 pessoas se instalaram em Lages nos últimos 10 anos? Resposta: nenhuma!!
A Ambev tem uma grande distribuidora de bebidas na cidade de Biguaçu. O imposto da cerveja produzida aqui, vai para Biguaçu de onde sai a nota fiscal .
Algumas empresas da cidade não pagam com regularidade seus tributos ao município.
A prefeitura de Lages não divulga essa informação, não está na página de transparência a lista dos maiores devedores da prefeitura.
Mas de forma diluída, a informação dessas empresas devedoras, pode ser encontrada no fórum, nas ações de executivo fiscal .
Cidade não tem indústria, só tem farmácia.
É uma cidade doente, população doente que votam em políticos que não fazem nada.
Elegeram Carmem que ficou 2 anos a frente da secretaria de saúde do estado e não tem um programa, não tem um projeto pra chamar de seu.
Querem mudanças sem mudar nada. Aí não adianta reclamar.
Nos próximos 10 anos, Campos Novos e Curitibanos vão passar Lages em todos os indicadores.
Pena que lageano não sabe votar…
Na época do Renatinho demos um pé na bunda da UFSC e hoje ela cresce em Curitibanos. Parece que adoramos sofrer enquanto os outros crescem. E vamos cair mais, mas o lageano gosta do tradicionalismo, do ´passado. mas quando Lula sair do governo e Bolsonaro voltar iremos crescer.
Interessante é o silêncio das entidades, organizações, sindicados, comércio e indústria.
A cidade vai decaindo ano a ano nenhuma manifestação ou reação deles…..
Q triste!
Isso acontece pela ganância!!! Os ricos empresários, querem cobrar caro em tudo!!!
Preferem cobrar valores e taxas absurdas e ficarem sem alugar um imóvel, por exemplo, do que abaixar o valor e ganhar dinheiro, fazendo a economia girar. A família desses ricos devem deixar umas notas de Cem Reais no caixão, quando eles morrerem, tadinhos!
Arrecadação de Lages é pífia..
Vc vê de Pires na mão em Brasília , atrás de recursos , políticos fracos e sem vontade com a região , a pessoa participa de uma reunião em Lages…..
Só se fala em rodeio , cavalo e genal.
Uma vergonha, mas também foi 8 anos sem que a administração atual levantasse essa bunda da cadeira e fosse buscar algo que fosse algum projeto ou sei lá… Se atrair correndo atrás já não é fácil quiçá ficar esperando a coisa vim, é assim pra pior…
ACIL e CDL é só reunião e reunião e não fazem nada, não assumem nada estão lá dentro de seus escritórios com monte funcionários ganhando muito bem e não fazem nada, exemplo nosso Natal que eles só querem prefeitura faça algo, eles não enfeitam nem as fachadas da lojas deles vai querer o que dessa cidade.
Quanto menos se tem conhecimento, mais opinam. Araquari uma próspera cidade do litoral com a maior fábrica de automoveis do Brasil, a única fora da Alemanha, a BMW. Alem disso inúmeras fabricas de componentes e outras mais que dão suportes se instalaram nos ultimos dez anos.. Sem falar, que por conta disso, outras centenas de empresas diversas surgiram em toda regiao de aAraquari.