Lages perde até para Araquari em movimento econômico

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) publicou o Índice de Participação dos Municípios (IPM) na arrecadação de ICMS que será repassado em 2025. As três primeiras posições do ranking continuam ocupadas por Itajaí (8,17%), Joinville (7,87%) e Blumenau (3,56%), nesta ordem.  Lages perde até para Araquari.

O IPM estabelecido para 2025 leva em conta o movimento econômico e os dados educacionais de 2023, sendo estabelecido mediante um cálculo transparente e que contou com a participação dos gestores municipais. O índice divulgado agora é o definitivo: os municípios tiveram prazo para questionar o número apresentado provisoriamente pela SEF/SC em junho. Confira as informações dos 295 municípios catarinenses neste link.

MUNICÍPIO X IPM PREVISTO PARA 2025 – 10 primeiros

  • ITAJAÍ 8,176720
  • JOINVILLE 7,8738239
  • BLUMENAU 3,5650946
  • JARAGUÁ DO SUL 2,6355896
  • CHAPECÓ 2,4317319
  • FLORIANÓPOLIS 2,2895951
  • SÃO JOSÉ 1,9923193
  • CRICIÚMA 1,7290990
  • BRUSQUE 1,6673901
  • 10 ARAQUARI 1,4382890

10 comentários em “Lages perde até para Araquari em movimento econômico”

  1. Sim é notório!

    Que grandes empresas que empregam mais de 1000 pessoas se instalaram em Lages nos últimos 10 anos? Resposta: nenhuma!!
    A Ambev tem uma grande distribuidora de bebidas na cidade de Biguaçu. O imposto da cerveja produzida aqui, vai para Biguaçu de onde sai a nota fiscal .
    Algumas empresas da cidade não pagam com regularidade seus tributos ao município.
    A prefeitura de Lages não divulga essa informação, não está na página de transparência a lista dos maiores devedores da prefeitura.
    Mas de forma diluída, a informação dessas empresas devedoras, pode ser encontrada no fórum, nas ações de executivo fiscal .

    Responder
  2. Cidade não tem indústria, só tem farmácia.
    É uma cidade doente, população doente que votam em políticos que não fazem nada.
    Elegeram Carmem que ficou 2 anos a frente da secretaria de saúde do estado e não tem um programa, não tem um projeto pra chamar de seu.
    Querem mudanças sem mudar nada. Aí não adianta reclamar.
    Nos próximos 10 anos, Campos Novos e Curitibanos vão passar Lages em todos os indicadores.
    Pena que lageano não sabe votar…

    Responder
  3. Na época do Renatinho demos um pé na bunda da UFSC e hoje ela cresce em Curitibanos. Parece que adoramos sofrer enquanto os outros crescem. E vamos cair mais, mas o lageano gosta do tradicionalismo, do ´passado. mas quando Lula sair do governo e Bolsonaro voltar iremos crescer.

    Responder
  4. Interessante é o silêncio das entidades, organizações, sindicados, comércio e indústria.
    A cidade vai decaindo ano a ano nenhuma manifestação ou reação deles…..
    Q triste!

    Responder
  5. Isso acontece pela ganância!!! Os ricos empresários, querem cobrar caro em tudo!!!
    Preferem cobrar valores e taxas absurdas e ficarem sem alugar um imóvel, por exemplo, do que abaixar o valor e ganhar dinheiro, fazendo a economia girar. A família desses ricos devem deixar umas notas de Cem Reais no caixão, quando eles morrerem, tadinhos!

    Responder
  6. Arrecadação de Lages é pífia..
    Vc vê de Pires na mão em Brasília , atrás de recursos , políticos fracos e sem vontade com a região , a pessoa participa de uma reunião em Lages…..
    Só se fala em rodeio , cavalo e genal.

    Responder
  7. Uma vergonha, mas também foi 8 anos sem que a administração atual levantasse essa bunda da cadeira e fosse buscar algo que fosse algum projeto ou sei lá… Se atrair correndo atrás já não é fácil quiçá ficar esperando a coisa vim, é assim pra pior…

    Responder
  8. ACIL e CDL é só reunião e reunião e não fazem nada, não assumem nada estão lá dentro de seus escritórios com monte funcionários ganhando muito bem e não fazem nada, exemplo nosso Natal que eles só querem prefeitura faça algo, eles não enfeitam nem as fachadas da lojas deles vai querer o que dessa cidade.

    Responder
  9. Quanto menos se tem conhecimento, mais opinam. Araquari uma próspera cidade do litoral com a maior fábrica de automoveis do Brasil, a única fora da Alemanha, a BMW. Alem disso inúmeras fabricas de componentes e outras mais que dão suportes se instalaram nos ultimos dez anos.. Sem falar, que por conta disso, outras centenas de empresas diversas surgiram em toda regiao de aAraquari.

    Responder

Deixe um comentário