O Tribunal do Júri da comarca de Lages, na Serra catarinense, condenou dois homens acusados de matar um adolescente com um tiro na cabeça. As penas somadas passam de 31 anos de reclusão, e deverão ser cumpridas em regime fechado. O crime ocorreu em 25 de outubro de 2021, no bairro Santa Rita, e envolveu integrantes de organizações criminosas rivais.
De acordo com a denúncia, a vítima tinha uma desavença com os acusados, um terceiro réu, que faleceu algum tempo após o crime, e dois comparsas adolescentes por integrarem organizações criminosas rivais. Por volta da meia noite, a vítima e outra pessoa passaram a pé pelo grupo na Avenida Marechal Deodoro e foram seguidos pelo grupo. O adolescente, com 15 anos na época, morreu com um tiro na cabeça.
Consta nos autos que o crime teria sido praticado em razão de um intenso conflito instalado no bairro Morro Grande e pela disputa de espaço no negócio ilícito da narcotraficância. Ainda, estariam se vingando por atos violentos ocorridos naquela comunidade. Um dos réus foi condenado a 15 anos e quatro meses por homicídio qualificado e corrupção de menores. O outro, a pena de 16 anos de quatro meses por homicídio qualificado pelo motivo torpe. Ambos deverão cumprir imediatamente a pena em regime fechado. A sentença é passível de recurso.