O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (22) os dados sobre cor e raça da população brasileira segundo o Censo 2022. Os números mostraram um crescimento no número da população que se declara parda, preta ou indígena na comparação com o levantamento anterior, de 2010.
Em Santa Catarina, uma das novidades foi o fato de o Estado ter a menor proporção de pretos na população em todo o país. No total, 4,07% dos habitantes de Santa Catarina se autodeclararam pretos, enquanto a média no país foi de 10,2%.
Apesar disso, alguns municípios se destacam por ter a maior proporção de pretos na população. O maior percentual foi de Capivari de Baixo, no Sul do Estado, com 10,75% dos moradores tendo se autodeclarado pretos. Em seguida, aparecem Urupema, na Serra Catarinense, e Santiago do Sul, no Oeste, o menor município do Estado.
Quando considerados também os moradores que se autodeclaram pardos, que fazem parte da população negra, Calmon, no Oeste catarinense, tem o maior percentual do Estado desse grupo populacional, com 52,74%, seguido por Timbó Grande (47,9%) e Cerro Negro (45,9%).
https://www.nsctotal.com.br/noticias
Notícia importante para descobrirmos nossa ancestralidade e nos orgulhamos dela. Nasci no ainda distrito de São Joaquim, Urupema e lembro do preconceito com os negros e pardos, chamados de bugres. Salve salve meus ancestrais negros e índios; deles herdei meu espírito guerreiro. Salve salve Urupema preta! Somos maioria.