
Neurologista, com 44 anos de medicina, o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), revelou preocupação com a qualidade do ensino da medicina, diante da abertura de novos cursos em instituições privadas no país. “Já conversei sobre isso com o novo presidente do Conselho Regional de Medina, médico Marcelo Lemos. É preciso fiscalizar, exigir nível eleva do do ensino da medicina.”
O deputado também destacou a necessidade de ações frente à falta de especialidades médicas, como é o caso de pediatras. “Estão se tornando raridade devido à pouca valorização, estímulo e vagas de residência. E isso tem um impacto muito grande na atenção básica da saúde nos municípios.”
O financiamento da saúde pública também foi abordado pelo parlamentar, que defendeu reajuste da tabela do SUS. “São valores totalmente defasados e distantes da realidade, situação que coloca em risco o funcionamento dos hospitais filantrópicos, que hoje só estão funcionando em Santa Catarina devido à política hospitalar catarinense.”
A maior parte querem ir para a área de estética ou cardiologia, Estão atrás de dinheiro e status.