Aumento de cadeiras não passa na Câmara dos Deputados

 

Com a redistribuição das cadeiras da Câmara dos Deputados, SC Catarina vai ganhar mais uma cadeira: das atuais 16 vagas vai ficar com 17.  A redistribuição foi definida pelo Superior Tribunal Eleitoral e publicada no Diário de Justiça de segunda-feira. Não haverá aumento do total de deputados federais. A Câmara continua com suas 513 vagas, houve apenas uma redistribuição: reduzindo de alguns estados e aumentando de outros. Com a mudança, foi recalculada também as cadeiras das Assembleias Legislativas. Se abrirá mais uma vaga do legislativo catarinense, passará dos 40 para 41 deputados já nessa próxima legislatura. . A SC caberá apenas mais uma vaga, mas há estados, como o Amazonas, que ganhou cinco cadeiras (27), ou quatro, como o Pará (45)  Isso se a própria Assembleia aprovar esse aumento.

A exemplo do que houve em Lages para aumentar o número de vereadores, também será os deputados que optarão por acatar ou não. 

 

O presidente da Assembleia, Joares Ponticelli disse quinta-feira, quando esteve em Lages, que não é favorável a alteração do número de cadeiras de 40 para 41 a partir da próxima legislatura. Contudo entende que nem será necessário se preocupar com isso porque a proposta não deverá passar pela Câmara dos Deputados.

É que a alteração proposta pelo Tribunal Superior Eleitoral terá de ser votada primeira na Câmara dos Deputados para a redistribuição das 513 cadeiras por estados.

Mas como pressupõe a redução de vagas dos maiores estados, o lobby não permitirá a alteração.

 

Custo de um deputado

 

Ponticelli acha desnecessário o aumento de uma cadeira no legislativo catarinense. Segundo ele, o custo de um deputado para a Assembleia é de R$ 120 mil por mês. Já pensou?

Deixe um comentário