Ministro ainda pediu seis meses para colocar as perícias em dia

 

 

 

 

Durante audiência com o presidente do Instituto de Seguridade Social, em Brasília, o prefeito de Lages e a deputada Carmen Zanotto constataram que o tempo de espera pela perícia na agência local é, seguramente, o mais longo de todo o país. Enquanto no vizinho município de Vacaria (RS) é de um dia, em Lages são 50 dias. Segundo tabela divulgada pelo próprio INSS, enquanto o tempo médio de espera em Lages é de 50 dias, na região de Florianópolis é de 30 dias, na região  sul de 22 dias e no país é de 18 dias. Mas já esteve pior, em novembro do ano passado chegou a ser de 94 dias. Portanto, embora tenha melhorado, concluiu-se que está longe de chegar ao ideal. Do concurso realizado no ano passado para contratação de 300 médicos peritos, só um veio para cá e outros dois aguardam a posse. Mas agora será também transferido um de Vacaria permitindo que a agência de Lages fique com quatro peritos. Ainda receberam a garantir de que em seis meses o problema estará resolvido.

 

A Agência Regional

 

Diante da gravidade do caso, me pareceu tempo demais para dar a solução, se como disseram, estaria encaminhada a contratação. Uma segunda reivindicação foi levada pela deputada e prefeito ao Ministério da Previdência. Essa segunda seria a transformação da agência do INSS de Lages em regional. É bom lembrar que já tivemos uma agência regional aqui e seu status foi rebaixado na década de 1990 e não se sabe a razão.

Em número de atendimentos a agência de Lages equipara a de Florianópolis com cerca de 1.500 atendimentos/mês. Basta ver a demanda por perícia, para a qual são necessários quatro profissionais para atender com um tempo mínimo de espera. Mas se no caso das perícias houve a determinação de uma solução, o mesmo já não aconteceu com relação a esse pedido.

 

A justificativa do ministro para descartar, pelo menos por enquanto, foi de que das 10 regionais já aprovadas somente quatro foram efetivamente implantadas. Nem sequer deixou claro se a de Lages estaria entre as dez já definidas.

Deixe um comentário