O Dnit assegurou essa semana que as obras de reestruturação e recuperação da BR 282 iniciam no segundo semestre desse ano.Está prevista a construção da rotatória em Pinhalzinho, a passagem para pedestres em Nova Erechim e o trevo no entroncamento com a BR-158, além da construção de 15,8 quilômetros de terceira faixa. Serão investidos R$ 600 milhões em obras de restauração, reestruturação de pista, acostamento e sinalização de toda a malha rodoviária federal de Santa Catariana, no total de 1.275 quilômetros.
O presidente SCPar, Paulo César da Costa já alertou para o fato de que é preciso que a região investigue onde acontecerão essas obras de acostamento e terceiras pistas para que atenda o trecho que passar pela região.
Um dos locais que acontecem maior número de acidentes, em Bocaina, não dispõe de acostamento. Costinha alerta que precisa melhorar essa rodovia entre Lages e a Capital, visto que se isso não ocorrer, após a duplicação da BR 470, todo o tráfego do oeste será desviado por lá.