Sábado (02) visitei um dos locais mais belos de Lages. Um paraíso!
Fomos até a "Garganta do Diabo", passando pelos campos e locais maravilhosos.
Estas terras ficam na localidade de Pedras Brancas e são de propriedade de Adelar da Cruz que, infelizmente, não tem interesse na exploração turística. Aliás, não gosta nem que divulguem.
Este é o rio da Prata, que corta os campos e recebeu este nome porque antigamente teve garimpeiros que diziam haver prata em seu leito.
Também neste rio foi montada uma serraria movida a força da água.
Aqui o Tio Ivan Muzeka, nosso guia, mostra onde já viu o rastro do leão baio. Aliás, diz que muito mais do que a presença física do leão, o identificou pelo cheiro.
Se anda 2,5 a 3 km para chegar até a "Garganta do Diabo" . No outro lado vemos os campos de plantação, já no municípío de Painel.
Passando por trilhas na mata e nos campos. Conta o Tio Ivan que já houve caso de pessoas que se perderam e foram localizadas graças à ajuda dos Bombeiros.
Bandos de papaguaios charão sobrevoaram o local. Infelizmente não tínhamos equipamentos apropriados para fotografá-los.
Já houve a prospecção para a construção de uma hidrelética justamente neste local. Nesta época, o exército esteve ali e, constatando que era visitado por muita gente, fez um cercado reforçado para evitar quedas.
Paredões com 100 metros de altura são um convite aos apreciadores do esporte de Rapel. E grampos fixados nas pedras do alto comprovam que eles andam por aqui também.
É um verdadeiro espetáculo da natureza e um passeio que nos enche os olhos e nossa alma fica leve.