Foto: Jaqueline Noceti/Secom
O governador Raimundo Colombo participou ontem,da assinatura do contrato de financiamento e liberação da primeira parcela para as obras da Usina Hidrelétrica São Roque, que será construída no Rio Canoas, entre os municípios de Vargem e São José do Cerrito, na Serra Catarinense.
A usina terá três unidades geradoras e potência instalada de 135 megawatts (MW). A geração anual será de 800 gigawatts-hora (GW/h), o suficiente para atender, por exemplo, aos consumidores residenciais das quatro cidades mais populosas do Estado: Joinville, Florianópolis, Blumenau e Chapecó.
“O país tem grandes desafios de infraestrutura pela frente e gerar energia é essencial para contribuir nesse processo estratégico de desenvolvimento. E principalmente energia hidrelétrica, que é mais barata, logo, mais competitiva”, afirmou Colombo. O governador lembrou, ainda, que a obra terá um importante papel no desenvolvimento da região, com a geração de impostos e o pagamento de compensações.
A obra, do Grupo Engevix, exigirá investimentos de R$ 700 milhões, sendo 40% com recursos da própria empresa.
Todas as estruturas do empreendimento ficarão em Santa Catarina. O reservatório também contemplará, além de Vagem e São José do Cerrito, os municípios de Brunópolis, Curitibanos e Frei Rogério. Segundo a empresa, a área alagada representa 1,38% da área total dos cinco municípios.