Na China é oficializada a vinda da Sinotruk

 

O governador Raimundo Colombo e o presidente da China National Heavy Duty Truck Group Co. (CNHTC), proprietária da Sinotruk, Ma Chunji, acertaram, hoje,  em Pequim, as próximas etapas do processo de negociação para a instalação da fábrica de caminhões chinesa em Lages, na Serra Catarinense.

“A decisão está tomada e agora é preciso constituir a empresa brasileira da Sinotruk e aprovar o projeto da fábrica no programa Inova-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos), do governo federal”, afirmou o governador.

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Fotos: Cláudio Thomas

 

Raimundo Colombo disse que o Estado, por meio da SCPar, será parceiro do investimento para viabilizar o projeto em Santa Catarina. Destacou que a Sinotruk é a terceira maior montadora de caminhões do mundo, a maior da China e, agora, está decidida a instalar uma unidade em Lages.

O presidente da Sinotruk, Ma Chunji, agradeceu ao suporte dado pelo governo de Santa Catarina para viabilizar a venda e a produção de caminhões chineses no Brasil.

O presidente da SCPar, Paulo César da Costa, ressaltou que o encontro com a alta cúpula da Sinotruk possibilitou que alguns assuntos pendentes fossem resolvidos, vislumbrando um futuro promissor para a montadora.

“A Sinotruck é uma empresa que tem marca, tem tecnologia, conhecimento de mercado e a SCPar, juntamente com os demais sócios, quer ser parceiro desse empreendimento, principalmente porque terá uma ampla repercussão na cadeia produtiva do setor automotivo” em Santa Catarina, disse.

O acordo prevê a criação da joint-venture Sinotruk Brasil Indústria de Veículos Ltda, com a participação da importadora Elecsonic, que foi habilitada no Inova-Auto), da CNHTC), Cotia Trading e o governo do Estado, por meio da SC Par.

Paulo Cesar da Costa informou que a prioridade agora é preparar o projeto executivo da planta da fábrica e o plano de negócios que será encaminhado ao Ministério de Indústria e Comércio para a habilitação no Inova-Auto que permitirá a construção da montadora.

 

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Os investimentos em infraestrutura e máquinas giram em torno de R$ 100 milhões e ainda teremos os custos em treinamento de pessoal e a fabricação dos primeiros caminhões testes”, observou o presidente da SCPar.

A Sinotruk Brasil prevê a produção de quatro a seis meses apenas em caminhões testes, que serão distribuídos para empresas de transportes para que elas se certifiquem da qualidade do caminhão que será fabricado em Lages.

O projeto prevê a abertura de 400 empregos diretos e cerca de 2 mil indiretos, formados por empresas que produzirão peças para a montadora.

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