Alguns detalhes da sessão de ontem para discutir o trânsito

 

Durante a sessão especial realizada ontem para discutir a questão do trânsito a vereadora Aidamar Hoffer questionou o secretário de Segurança e ordem Pública, Coronel Paulo Dellajustina, se já estava prevista a implantação de uma Escola Pública de trânsito conforme teria sido aprovado em projeto que criou a estrutura dos agentes de trânsito.

O diretor de Trânsito, Diogo Oliveira lembrou que estava sendo estudada a possibilidade de fazer um convênio para se oferecer o curso.

 

Aida__2_.JPG

Mas Aidamar insistiu com o secretário para saber quando iria ser implantada. Queria data e detalhes. Dellajustina ficou irritado com a insistência da vereadora.

Ela então disse que tinha o direito de questionar porque o povo lhe conferiu esse direito. Tinha sido eleita. Dellajustina disse então que ele também não estava ali por privilégio, mas recebeu o convite para ser secretário por seus méritos..

 

Aida Hoffer e Juliano Polese_1.JPG

Juliano Polese igualmente questionou o secretário, uma vez que já se passaram nove meses desde que venceram a eleição e ainda não conseguiram apresentar uma proposta convincente. “Você também esteve por um longo tempo na secretaria da Saúde e no período que passou por lá também não fez tudo o que precisava, como vem agora cobrar todas as soluções em apenas seis meses de governo”, respondeu Dellajustina.

 

As sugestões de alguns vereadores:

 

Marião sugeriu que retornasse o Programa de Trânsito Humanizado, em que o motorista infrator teria como pena a participação em curso de orientação ao trânsito.

 

Elói entende que a implantação de rótulas é uma alternativa. No caso da sinaleira do Coronel Cordova sugere a colocação de um corrimão para obrigar a travessia do pedestre apenas na faixa.

 

João Alberto entende que ao invés de locar as lombadas eletrônicas cuja locação é cara e complicada, a prefeitura poderia adquirir as lombadas.

 

Marcius sugere a colocação de muretas em frente aos colégios, também para controlar melhor a travessia dos alunos

 

Gotti dos Grampos entende que a alternativa são as lombadas físicas. Lembrou que entre a 7 de setembro e a Caldas Júnior foi implantada uma e reduziu em 80% os acidentes.

 

David Moro também defende a implantação de lombadas físicas.

 

Aidamar Hoffer entende que só pela educação haverá mudanças e por isso a necessidade da Escola Pública de Trânsito.

 

Chagas disse que o sistema de trânsito de Lages é antigo e não acompanhou a modernização. Disse que tem agente de trânsito que não toma banho e anda até com a farda suja. E o que é pior “eles não obedecem a hierarquia”. São avessos a receber ordem. O próprio secretário admitiu que tem dificuldades com isso.

 

Polese cobrou solução visto que o tempo para planejar já passou.

Rodrigo lembrou que foi o próprio estudo do trânsito que apontou a necessidade dos agentes para cuidar do trânsito e agora a atividade está sendo regulamentada.

 

Um recado

 

UM recomendação feita pelo Tenente Coronel Adilson Moreira a respeito da criação da Guarda Municipal.

Disse ele:

“Não pense que apenas com as multas será possível manter a Guarda Municipal”.

 

Lombadas

 

Diogo Oliveira informou que foram encomendados estudos para implantação da lombadas e dentro de 30 a 45 dias estarão concluídos.

Deixe um comentário