Abertura do Recanto faz relembrar a Lages de quatro décadas atrás

 

 

Um momento de reconhecimento e saudosismo na abertura do Recanto do Pinhão, no sábado. Foi quando o ex-prefeito Juarez Furtado fez a entrega da placa denominando o Recanto do Pinhão Araci Paim à viúva do homenageado, Adelma Paim. Somente na 25ª edição da festa e quase 40 anos depois da primeira realização (a festa teve um interregno de 13 anos desde a administração de Juarez Furtado até o mandato de Paulo Duarte quando foi retomada).

Araci era diretor de Turismo quando decidiu fazer a Festa do Pinhão, ali mesmo, no calçadão. Juarez Furtado esteve lá nesse dia prestigiando seu diretor e esteve sábado nas bodas de prata do evento.

 

Juarez.JPG

 

Lages tinha sete distritos

 

Furtado administrou Lages na década de 70, quando o município tinha o tamanho de um estado, com sete distritos, seis dos quais se emanciparam posteriormente: Palmeira, Otacílio Costa, Correia Pinto, Bocaina do Sul, Painel e Capão Alto.

Em todo esse território residiam então 160 mil almas serranas e imensas dificuldades. Lembrava ele em seu discurso na época que haviam 18 mil desempregados.

 

Primeira descentralização administrativa

 

Eis os dois desafios do prefeito de então: administrar esse imenso território com milhares de quilômetros reivindicando por melhoria nas estradas e arrumar emprego para seu povo. 

Foi assim que ele inaugurou o modelo de descentralização administrativa instalando mini prefeituras nos distritos com maquinário e autonomia para resolver seus problemas.

 

1º Distrito Industrial

 

Juarez lembra das dificuldades porque foi justamente no final da exploração da madeira, quando centenas de serrarias foram fechadas e levas e levas de desempregados deixavam o interior para vir para a cidade.

Foi ele que criou o primeiro distrito industrial, desapropriando 5 milhões de metros quadrados de uma área da Cidade Alta para oferecer as empresas que lá quisessem se instalar.

E elas vieram, se juntando a várias outras que já existiam e também lá se instalaram.  Juarez Furtado também deu uma nova cara à cidade asfaltando a avenida Duque de Caxias e a Avenida Carahá até a altura da Acil. Portanto, era um administrador com visão e suas ações nada deixaram a dever aos modernos gestores.A cidade, tem portanto, o que lhe agradecer!

 

Em tempo:

Durante reunião da Câmara o vereador Luiz Marin fez uma ressalva a questão da homenagem ao idealiz\ar da Festa do Pinhão, Acari Paim.

Disse ele que em todas as edições da festa de que ele participou foram prestadas homenagem a Paim. Fica então aqui o registro!

Deixe um comentário