Na manhã de hoje agentes da 3º Delegacia de Polícia de Lages com apoio operacional do PPT do 6º BPM e DIC de Lages deram cumprimento a 05 (cinco) Mandados de Prisão e 04 Mandados de Busca e Apreensão.
As investigações
A investigação iniciou no 3º DP de Lages após um trabalho conjunto com Agentes Prisionais do DEAP que flagraram o recluso Ernesto de Oliveira Pereira com 08 (oito) buchas de maconha escondidas dentro do seu colchão. Dias após os agentes flagraram um Agente de Segurança de uma empresa terceirizada que presta serviços no Presídio Masculino de Lages saindo da unidade com cartas de detentos e valores em dinheiro. Além de Ernesto que foi preso preventivamente foram também presos em prisão temporária 03 pessoas, que o visitavam com frequência e o agente de segurança que facilitava a ação do grupo.
As prisões e buscas foram realizadas nos bairros Habitação, Ferrovia, Conta Dinheiro com os presos foram apreendidos 15 (quinze) aparelhos celulares, uma pequena quantia em dinheiro em moeda estrangeira, 01 (uma) balança de precisão, cartas, uniformes da empresa que presta serviços na unidade prisional e uma espingarda cal. 22.
Todos devem ser ouvidos no Inquérito Policial que tramita na 3ªDP de Lages e comprovado o envolvimento devem ser indiciados por crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico, e o agente de segurança deve ser indiciado também por posse ilegal de arma de fogo .
Ernestão como é conhecido distribuía drogas no interior do presídio visando ganhar a simpatia dos outros presos e de certa forma dominar a cadeia, sendo considerado um líder dentro do sistema prisional.