Posse da diretoria do Instituto Histórico

 

 

Mesa_composta_pelo_presidente_Claudio_Silveira_de_Lages_e_pelo_presidente_Augusto_Zeferino_de_SC.jpg

Fotos: Marciano Corrêa

 

 

A posse da diretoria fundadora do Instituto Histórico e Geográfico de Lages no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac – CCJ – com a presença de uma comitiva do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, acompanhando o presidente Augusto Cézar Zeferino.
 
Integrantes_do_Instituto_Hist__rico_e_Geogr__fico_de_Santa_Catarina_e_convidados.jpg
 
Na ocasião houve o lançamento da Revista Geográfica Catarina e do livro, intitulado “Guerra do Contestado”, do jornalista Paulo Ramos Derengoski.
 
 
O IGHL surgiu há sete anos, ainda com a presidência de Carlos Humberto Correia, que era o então presidente na época. Ele esteve em Lages e organizou a diretoria, mas por problemas o instituto não foi implantado. Com a diretoria atual, registramos a instituição. 
 
jornalista Paulo Ramos Derengoski membro do IGHL e do IGHSC_2.jpg
Derengoski recebe homenagem durante o  evento
 
 
A diretoria ficou definida: presidente, Cláudio Rodrigues da Silveira, Vice-presidente Névio Santana, Secretária Teresa Setti de Liz e Gisélle Freitas de Souza, Diretor de Finanças Giovani Durigon e Dione Maria Ubaldo Thomazi,  Diretor de Comunicação e Mídia Maurício Neves de Jesus,Diretor de Alexandro Molleri Reis, Conselho Consultivo Sílvio Dagoberto Orsatto, Walter Hoeschel Marcos, Maria Waltair Carvalho, Diretor Histórico Cultural, Gilberto Borges de Sá, Conselho Fiscal Eloi Ampessan Filho , João Argon Preto de Oliveira, Cândido Bampi Filho, Suplente Marciano Corrêa, Gilson Maximo de Oliveira, Paulo Ramos Derengoski
 
 
 
A primeira missão do instituto
 
 
O Instituto Histórico e Geográfico de Lages está realizando um estudo sobre a naturalidade de Anita Garibaldi, o estudo iniciou em 2009. 
 
 
anita.JPG
 
“Estamos buscando fontes primárias, ainda não analisadas e algumas que passaram batidas nas pesquisas anteriores. Queremos chegar a um denominador comum”, afirma Cláudio da Silveira. “A heroína tem todas as características no povo serrano”, concluiu.
  
Para Cláudio, tudo indica que Anita nasceu em Lages, mas ainda não existe comprovação escrita de uma fonte primária que afirme isso. 
 
“Nós temos fortes indícios, e o juiz Silvio Orsatto está presidindo essa pesquisa, juntamente com outros colaboradores do instituto para que possamos ter novidades em breve”, esclarece Claudio Silveira.
 
Atualmente Anita Garibaldi é natural de Laguna, onde foi feito o registro tardio.

Deixe um comentário