Ontem, a Câmara de Vereadores de Otacílio Costa realizou a entrega do título de cidadão ao juiz Fernando Cordioli Garcia.
A entrega do título foi uma proposição dos vereadores Edson Passold (foto), Amadeus Boaventura Pereira e Sebastião Cardoso Pires.
Lageano de nascimento, o juiz está atuando em Otacílio Costa e segundo as declarações dos próprios vereadores durante a solenidade, “tem feito uma revolução na relação do judiciário e comunidade, atuando corajosamente em prol da comunidade e das ações sociais.
O vereador Silvano Antunes (eleito vice-prefeito) fez a leitura do currículo do homenageado. O prefeito Denilson Padilha só enviou representante (Ademir Rogério Ramos, que foi o coordenador de sua campanha).
Comunidade prestigiou o evento, mostrando o prestigio do magistrado, que procura atuar de forma muito integrada à população local.
Esse ato foi o reconhecimento da comunidade pelo trabalho realizado por um juiz do direito, coisa bastante difícil de ocorrer e que demonstra a maturidade cidadão, como lembrou o procurador do Ministério Público presente ao ato.
Vários vereadores ressaltaram que “mudamos o conceito que tínhamos do judiciário depois da vinda de Cordioli”.
O vereador Amadeus Boaventura ressaltou que Cordioli foi o primeiro juiz a fixar residência em Otacílio Costa. O fato chama atenção pelas declarações do próprio Cordioli, observando que a questão de residir na comunidade é uma exigência imposta na Constituição.
Mas, como aqui temos até prefeito que reside em outra cidade, nem nos chega a surpreender que um juiz atue em uma cidade e resida em outra.
O vereador eleito do PT, Domingos Rodrigues também foi à solenidade.
Domingos foi professor de Fernando Cordioli, formado em Direito pela Uniplac.
Promoção de Cordioli
Havia publicado que o Juiz Fernando Cordioli foi promovido para atuar na Comarca de Canoinhas.
Mas ele lembrou que a vaga ainda está em disputa e existem dois outros juízes concorrendo a ela.
A comunidade de Otacílio Costa está torcendo contra sua escolha. Quer que fique no município.