Entre as 22 cidades em que o Tribunal Regional Eleitoral levantou que têm mais eleitores que habitantes estão quatro da Serra catarinense. São elas: Palmeira, Painel, Anita Garibaldi e Capão Alto.

Anita Garibaldi tem 7.537 moradores, mas são 7.555 os eleitores.

Em Capão Alto é onde a disparidade é maior, tem 2.597 habitantes e 2.907 eleitores.

Em Palmeira, existem 2.798 pessoas aptas a votar, mas na cidade moram apenas 2.586 pessoas.

Já em Painel, o total de moradores chega a 2.376, mas tem 2.433 eleitores. Feita esta constatação o TRE entendeu que a melhor alternativa para corrigir tal distorção é coloca-las na lista como prioritárias na implantação do sistema biométrico.
Mesmo porque, nestas eleições gerais não fará diferença em qual município o eleitor votará. Assim, na próxima eleição de 2020 já haverá a identificação digital nestes locais. Os próprios técnicos do tribunal reconhecem que estes casos não se caracterizam como irregularidades.
Cada município tem sua própria realidade. Sabemos que muita gente muda-se de cidade mas mantem seus vínculos de amizade ou mesmo familiares no município de sua origem. Isso é bastante comum aqui na Serra. Isso é também bastante fácil de constatar.
Estas pessoas fazem questão de manter seus títulos de eleitores inalterados. É obvio que há também os candidatos que vão em busca dos eleitores onde quer que eles estejam e, em muitos casos, até pagam a eles ou fornece o transporte. Nos pequenos colégios eleitorais, dois ou três votos fazem a diferenças e, as vezes, até mesmo vale uma eleição. Isso já foi constatado há dois anos, quando o TRE fez o recadastramento eleitoral em função desta mesma distorção entre o número de eleitores e a população.