Moradores de Otacílio Costa, dos bairros Centro, Pinheiros, Poço Rico e Santa Catarina, começam a receber esta semana orientações para conectar suas residências ao novo sistema público de esgotamento sanitário que está entrando em operação.
Equipes da Casan farão, de casa em casa, a entrega de um comunicado com a autorização. Será também distribuído um folder com orientações sobre como realizar a ligação à rede de coleta de forma adequada.
Os moradores devem direcionar o fluxo de seu sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), que foi instalada do lado de fora do muro dos imóveis. A partir dessa ligação é recomendável desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases.
A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a Casan terá responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, cabe ao morador providenciar as adaptações para que possa ser atendido com o sistema público de coleta e tratamento.
“O proprietário deve buscar o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico para verificar a sua tubulação de esgoto e para realizar a conexão com o sistema da Casan”, explica o chefe da agência da Casan de Otacílio Costa, Alceu Dias Antunes.
Com a operacionalização do sistema de esgoto, a Companhia passará também a cobrar por esse serviço, que equivale a 100% da fatura de água. A previsão é de início de cobrança no final do ano.