A oposição tinha conversado com o João Chagas e fechado o acordo. Mas…. um vereador da oposição e um dos vereadores não reeleito foram conversar com a situação.

Vone Scheuermann se queixava de que a negociação tinha partido de seu próprio partido e não gostou do comportamento de seus pares.
Sabemos que tudo o que os vereadores do PMDB não queriam era a eleição de Gerson. Portanto acertaram a composição desde que não fosse ele o presidente. Poderiam, inclusive, apoiar então o vereador Luiz Marin. Se parte desta oposição fechasse com Marin, poderia deixar o PSD de fora.

Marin chamou Gerson para a mesa, durante a eleição, para atuar como secretário
Então se chegou ao acordo com uma mesa eclética e os anos de presidência divididos:
PSD fica com dois anos e PP com os outros dois.
Primeiro Ano fica com Aidamar que renuncia no final para em 2018 passar para o vice: Luiz Marin.
Na próxima eleição para presidente, será então eleito Gerson dos Santos tendo como vice Lucas Neves que presidirá a Câmara em 2020.
Portanto, Gerson ficou em terceira posição na linha sucessória da Câmara.