Ruy Espíndola vai integrar comissão de estudos da OAB nacional

 

Advogado Ruy Samuel Espíndola, natural de Otacílio Costa, por designação do Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, vai integrar a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB. 

 

Abaixo a carta que ele enviou ao nosso Presidente Nacional da OAB e ao Presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais:

"Florianópolis, SC, 06 de dezembro de 2016.

Ilustre Presidente Nacional da OAB, Doutor Claudio Pacheco Prates Lamachia,

Ilustre ex-Presidente Nacional da OAB e Presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Doutor Marcus Vinicius Furtado Coelho,

Agradeço, penhoradamente, a honra da designação para integrar a operosa e destacada Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, na qualidade de Membro Consultor, o que engalana o meu currículo profissional, institucional e acadêmico.

Procurarei, caríssimos colegas, distintos líderes da nossa classe, dar o meu melhor à nossa Corporação, especialmente nesse momento de transe político nacional em que a sociedade, polarizada, esquece o Direito, para se curvar ao moralismo e ao politicamente correto, olvidando o juridicamente adequado e o constitucionalmente defensável.

Hoje é a classe política que está sendo afetada. Mas já começamos a sentir que a próxima poderá ser a nossa, especialmente com projetos de lei que "marginalizam a advocacia", como parte do projeto das dez medidas contra a corrupção, que prevê a possibilidade de prisão preventiva para evitar que o réu "pague a defesa", com o intuito de "estrangular financeiramente o réu", como consta na justificativa da proposta legislativa.

Assim, contém comigo, pois quero contribuir com o bom e franco debate público dentro e fora de nossa classe, e espero, que todos juntos, honremos a tradição liberal de nossa sagrada Instituição, que encerra a maior parte da consciência jurídica da Nação, Instituição que não compactua com a corrupção e nem tergiversa diante da violação de garantias constitucionais, venha a violação de quaisquer dos poderes constituídos ou de quaisquer de seus agentes políticos.

Assim, honrados pares, apresento meu agradecimento pelo honroso galardão com o qual me distinguem, mais uma vez.

Respeitosa e gratamente,

Advogado Ruy Samuel Espíndola

Deixe um comentário