O encontro, realizado na prefeitura de Palmeira, teve a participação do secretário executivo Regional, João Alberto Duarte; do diretor da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Hilário Gottselig; do gerente regional da Epagri, Olmar Newald; do prefeito de Palmeira, José Valdori Hemkemaier; do prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier; e dos representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais de Lages, Otacílio Costa e Palmeira. Objetivo foi discutir a regularização fundiária das propriedades rurais.
Os municípios de Otacílio Costa e Palmeira estão entre os mais avançados no processo de regularização fundiária executado pelo Governo de SC.
Mais da metade das propriedades rurais da região tem irregularidades, a grande maioria relacionada a partilhas, condomínios e contratos de compra e venda não regularizados.
“Em Campo Belo do Sul, por exemplo, foi identificado o caso de uma propriedade que já está com a sexta geração da mesma família e até hoje nunca foi regularizada”, comenta o diretor Hilário Gottselig.
Em todo o Estado, existem aproximadamente 30 mil propriedades que devem ser regularizadas. A Serra tem a maior demanda, mas ainda assim, só neste ano o programa do Governo já contemplou 1.750 propriedades na região. Destas, 452 estão em Otacílio Costa, 247 em Palmeira, 90 em Cerro Negro e 48 em Campo Belo do Sul.
Em novembro, um grande evento deve ser realizado em Otacílio Costa com a presença do governador Raimundo Colombo para entregar a todos estes produtores as pastas com os documentos que irão melhorar as suas vidas.
Foto e informações: Pablo Gomes