Começa a tramitar na Assembleia Legislativa um projeto do deputado Gabriel Ribeiro (PSD) que promete dar um tom verde, de sustentabilidade ambiental, em obras executadas pelo Governo do Estado.
A matéria está sustentada em três pilares: eficiência energética, qualidade e procedência dos materiais a serem utilizados nas construções públicas.
Gabriel Ribeiro enumera uma série de itens em que as obras devem seguir os conceitos de redução, reutilização e reciclagem de materiais. Entre os itens elencados no projeto estão reutilização de água, gestão de resíduos sólidos, telhados verdes, reuso da água da chuva (para fins não potáveis) e, quando viável, emprego de energia eólica e solar.
“Ainda que o preço de implementação de alguns sistemas ambientalmente sustentáveis em um edifício verde gere um custo cerca de 5% maior do que um edifício convencional, sua utilização pode representar uma economia de 30% de recursos durante o uso do imóvel”, enfatiza o parlamentar.
Em um país onde as obras públicas são de má qualidade, acho que antes desse tipo de avançou teríamos de começar por trabalhar por ai.
Se as construtoras não cumprem sequer o que está no contrato…. estariam elas preocupadas com a sustentabilidade ambiental?