Audiência discute situação dos moradores que vivem em loteamentos irregulares

Aconteceu ontem (13) a audiência pública, na Câmara, para eslarecer sobre fornecimento de água potável e de energia elétrica em imóveis edificados sobre terrenos ocupados de forma irregular por famílias financeiramente carentes.

A audiência foi proposta pelo vereador professor Domingos Rodrigues.

Lotesmentos.jpg

Segundo o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, é sabido que não é permitido realizar ligações em locais indevidos, como as áreas de riscos, porque "de certa forma está se legitimando aquela ocupação", mas observa que em Lages há situação peculiares.

 

Loteamentos.jpg

Muitas famílias que vivem em áreas de risco ou em loteamentos irregulares acompanharam a audiência.

 

A começar, Secretaria de Habitação está trabalhando para ligalizar a situação de muitas moradias através de processos de regularização fundiária.

O georreferenciamento apontou que em torno de três mil residências estão fixadas em áreas que possibilitam registro em cartório e escritura.

O diretor de Operações, Charliston Drehmer, e o diretor comercial da Semasa, Alian Schlemper, observaram que: ]

“Não nos opomos às ligações de água desde que se passe pelo crivo do Ministério Público e se cumpram as exigências concernentes ao meio ambiente. Semasa e Celesc têm a obrigação de ligar água e luz onde existe alvará e Habite-se”, enfatiza Schlemper.  

Por outro lado, Drehmer destaca que a Semasa possui condições técnicas para executar ligação, reservação e tratamento de água desde que sejam seguidas as normas, pois pode haver até prisão de entes públicos nos casos de desobediência.

 

Fotos: Toninho Vieira

Deixe um comentário