Parque Nacional de São Joaquim será efetivado depois de 54 anos

O diretor de áreas protegidas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Diversidade – ICMBio, veio a Lages hoje (16), e, acompanhado pelo chefe do Parque Nacional de São Joaquim, Paulo Santi, por três horas esteve reunido com o Procurador da República Nazareno Wolff e, por telefone, com a deputada Carmen Zanotto.

Objetivo: discutir medidas efetivas para a viabilização definitiva do Parque Nacional de São Joaquim, criado em 1961 e que até hoje não possui plano de manejo e de visitação, o que vem sendo cobrado pela população e lideranças de Urubici e pelo Ministério Público Federal.

 

A tarefa de Carmen

 Ficou acertado que segunda-feira, em Brasília, será entregue à Deputada Carmen, um documento com a posição oficial do órgão pela aprovação definitiva do projeto de lei que define os limites do parque. Carmen colherá as assinaturas de todos os líderes partidários e solicitar ao presidente Eduardo Cunha que o projeto seja colocado em pauta e votado pelas lideranças.

 

O que a ICMBio está prometendo

       Sergio comprometeu-se também com o MPF a, assim que o projeto de lei for sancionado, iniciar imediatamente a elaboração do plano de manejo, inclusive definindo o local para a construção de um centro de visitantes adequado e dentro das normas de segurança e ambientais.
        Além disso, o ICMBio deverá destinar mais recursos financeiros para a retomada do processo de regularização (compra de áreas) no Parque.

O próximo passo

        O diretor e o procurador acertaram ainda, para 2016 a realização de um trabalho conjunto para a implantação do Parque Nacional do Campo dos Padres, para o qual já existem R$ 21 milhões em depósito na Justiça Federal.

 

 

 

Deixe um comentário