O serviço de regularização de cascalheiras considerado um dos problemas mais sérios dos municípios devido ao alto custo e a burocracia, já começou a ser efetivamente resolvido na região.
E o primeiro município a ter cascalheira liberada foi Otacílio Costa.
A informação é do diretor-executivo do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, Selênio Sartori, que apresentou relatório preliminar dos serviços em assembleia dos prefeitos, na manhã desta sexta-feira, na sede da Amures.

O presidente do Cisama, prefeito de Palmeira José Valdori Hemkemaier explicou que as demandas dos municípios serão atendidas pela ordem de chegada dos pedidos no consórcio. E observou que em média, o custo de regularização de uma cascalheira custa R$ 30 mil, o que seria inviável pelas prefeituras.
Municípios vão adquirir usina asfáltica
Para o presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti também poderia ser realizado estudo de viabilidade de compra de uma usina asfáltica consorciadas. “Se cotizarmos esta aquisição fica mais barato para todos e podemos financiar o investimento através do Cisama”, defendeu.
Nos próximos dias, um grupo de prefeitos irá visitar um consórcio no Oeste do Estado que fez compra conjunta de uma usina asfáltica. Os prefeitos também discutiram sobre o projeto turístico Circuito dos Lagos, revisão dos Planos de Saneamento Básico, orçamento do Cisama para 2015 e dentre outros assuntos, a proposta ao Programa Produtor de Água, que prevê a compensação financeira aos produtores rurais com pagamento por serviços ambientais aos que preservam o meio ambiente.
Foto e informações: Oneris lopes