O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) não solicitará o envio de força federal para atuar nas Eleições Gerais de 2014. Diante das garantias recebidas do Executivo Estadual, o presidente do TRE catarinense, desembargador Vanderlei Romer, embora tivesse cogitado na hipótese, não viu necessidade de reforço policial. “Mesmo diante dos últimos acontecimentos, aos quais estamos atentos, creio que os eleitores poderão exercer com tranquilidade seu direito ao voto”, disse o presidente do TRE-SC.
Governador em exercício apresentou plano de enfrentamento ao ministro

O governador em exercício Nelson Schaefer Martins discutiu, ontem, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o plano de ações para o enfrentamento da onda de ataques criminosos em Santa Catarina. Ficou definido que a Força Nacional de Segurança viia ao Estado, já na noite de ontem, para atuar junto à polícia catarinense. O ministro destacou a importância da integração na execução das estratégias já estabelecidas pelo serviço de inteligência das polícias e pelo grupo que monitora e enfrenta a criminalidade no Estado.
Cardozo não informou detalhes das ações que serão realizadas e nem o tamanho do efetivo da Força Nacional que virá ao Estado.
“Será o número suficiente e adequado para um trabalho firme e forte de combate ao crime organizado”, afirma o ministro. De acordo com Cardozo, os homens do efetivo federal vão auxiliar, especialmente, as polícias rodoviárias Militar e Federal e a Polícia Federal, bem como em outras operações que o Ministério da Justiça considere necessárias executar.