Serra teve a segunda maior velocidade de ventos no Estado
O temporal que chegou repentinamente por volta das 15h30min de sábado, com duração de aproximadamente meia hora, sem constar nas previsões meteorológicas, assustou a população lageana por ocorrer acompanhado de fortes rajadas de vento e granizo.
Como Lages ainda não possui o instrumento de medição de ventos (barômetro), não foi possível mensurar este dado precisamente, mas no mesmo dia, Bom Jardim da Serra apresentou ventos de 78,8 quilômetros, às 12h, o segundo maior registro no Estado, perdendo somente para Rio Negrinho, no Planalto Norte, que apontou 84,2 quilômetros às 16h de sábado. Urupema registrou 62,3 quilômetros às 20h.
Os danos
Houve registro de pedras de gelo com tamanho semelhante a uma bola de tênis de mesa. A Defesa Civil está atualizando os dados. Registram-se cerca de 200 residências atingidas com a deterioração de telhados nos bairros Araucária, Santa Catarina, Santa Clara, Novo Milênio, Várzea, Ferrovia, São Miguel, Penha e Caravágio.
Relatório será apresentado hoje
Fotos: Sandro Scheuermann
A Defesa Civil está produzindo, a partir de cadastros das famílias atingidas, um relatório que será entregue ao prefeito Elizeu Mattos e ao comitê gestor da administração municipal para avaliação das reais necessidades e disponibilização de telhas – para que a Defesa Civil Estadual envie auxílio, este documento é imprescindível. Recursos são disponibilizados imediatamente a algum desastre somente em casos de decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.