A Deputada Carmen Zanotto se pronunciou na Sessão Deliberativa da Câmara dos Deputados, ontem, e deixou registrado na Casa que o estado de Santa Catarina pelo quinto ano consecutivo é o estado brasileiro que mais está captando e transplantando órgãos. Isso significa que essa política de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) adotada por uma política de Estado tem crescido nos últimos anos e isso é fundamental, pois, retira o paciente de uma lista de espera.
A Deputada parabenizou a Equipe de Secretaria de Estado de Saúde, as unidades hospitalares e as entidades organizadas que realizam um ótimo trabalho apoiando a captação de órgãos. “Parabéns especialmente aos familiares de doadores que no momento mais difícil de suas vidas estendem a mão à solidariedade permitindo que outras pessoas possam melhorar sua qualidade de vida e viver”, destacou Carmen Zanotto.
Segundo a SC Transplantes, até dezembro de 2013 foram feitos 1174 transplantes, 139 a mais do que em 2012. A fila de espera por uma doação diminuiu em relação ao ano passado, caiu de 1401 para 1206.
Durante os 12 meses do ano, quase 1,2 mil pessoas receberam um órgão no estado, a maioria foram cirurgias de córneas, rins e fígado.