Mais de 40 homens e quinze máquinas, aos poucos, definem o novo traçado e mudam a paisagem para os turistas que trafegam pela Serra do Corvo Branco. Pouco mais de quatro meses após o início da obra de pavimentação da rodovia SC-370, 22 quilômetros já estão com a topografia concluída.
Foto: Chênia Cenci/SDR Braço do Norte
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Cerca de quatro quilômetros já estão com o traçado modificado, terraplanagens e obras de arte concluídos. “A mudança no traçado é muito grande e envolve vários aterros, fazendo com que um trecho pequeno demore mais tempo para ser concluído”, complementa o secretário.
A expectativa dos engenheiros é que até o início de dezembro uma equipe comece a executar os trabalhos na comunidade de Ilha Grande, em direção a Grão-Pará.
O projeto contempla pavimentação de 23,5 quilômetros e construção de três pontes. Apenas nesta etapa, o investimento é da ordem de R$ 41,3 milhões.
Serão três etapas
Esta é a segunda etapa das três previstas para o conjunto de obras que ligarão a Serra Catarinense ao Litoral pela Serra do Corvo Branco.
Contemplada nesta etapa, a pavimentação do trecho entre Grão Pará e a Serra do Corvo Branco tem custo de R$ 39,8 milhões. A construção das pontes custará R$ 1,5 milhão. São três estruturas: ponte de 36 metros sobre o Rio Pequeno, ponte de 24 metros sobre o Rio Capivaras e ponte de 26 metros sobre o córrego Forcadinha Capivaras.
A primeira etapa, com 20,6 quilômetros da Rodovia SC-470, entre a área urbana do município de Urubici e a Serra do Corvo Branco, foi inaugurada em março de 2012.
A terceira etapa está em fase de licitação e prevê a pavimentação de outro trecho, com 9,3 quilômetros, que vai da subida da Serra do Corvo Branco até a junção com o trecho já pavimentado em Urubici.