Promover o desenvolvimento rural de maneira sustentável, integrada e com melhor aproveitamento dos recursos disponíveis através de ações que venham fortalecer o setor agropecuário. Foi o foco de reunião na manhã desta manhã, no auditório da Amures entre Secretários Municipais de Agricultura da Serra Catarinense.
Foto: Oneris Lopes
O encontro marcou a retomada do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura – Forsema, que estava desativado. E uma das ações foi indicar os nomes que representarão a Serra Catarinense no Conselho de Secretários de Agricultura de Santa Catarina (Consasc). João Antônio Pereira, o “João Boiadeiro”, de Lages e Velocino Bolzani, o “Cau”, de São Joaquim foram indicados para os acentos que tem direito a região junto ao Conselho Estadual.
Serviço de inspeção
A meta do Forsema esse ano é até novembro auditar o serviço de inspeção municipal para avaliar a sua equivalência ao serviço de inspeção federal.
Daqui dois meses, quatro estabelecimentos serão auditados para verificar na prática a atuação do serviço. Se aprovados já poderão comercializar em todo Brasil. “Os técnicos do Ministério da Agricultura é que dirão, se o serviço de inspeção municipal está de acordo com as exigências federais. Será auditada uma agroindústria de produção de ovos, uma queijaria, uma de embutidos derivados de carnes e um casa de extração de mel”, explicou Sartori.
Sobre o calcário
Sobre o projeto de aquisição de 44 mil toneladas de calcário com recursos do Ministério de Agricultura para atender aos 18 municípios, a Amures fará uma ação política para a indicação da emenda do deputado federal Celso Maldaner. Como o recurso acenado pelo governo é de R$ 1,8 milhão a meta é duas mil toneladas de calcário por município.