Depois de ir ao escritório da Oi , em que relatei aqui há alguns dias. De reclamar por diversas vezes, via telefone a presença de um técnico para resolver o problema (nunca veio ninguém). Fui ao Ministério Público para conversar com o promotor da Defesa do Consumidor. Isso porque já cansei de ouvir de que devemos recorrer ao MP para denunciar.
A última vez que ouvi isso foi do Procurador Geral do SC, Lio Marin, na semana passada. Entendo que como eu, centenas de pessoas em Lages, no estado e mesmo no país, estejam passando pelo mesmo problema: pago a provedora Oi Velox com uma conexão de 5 MBS da internet e não recebo nem 100 KBS, oscilando entre 80 a no máximo 400 KBS.
No Ministério Público
Quando foi ao MP, segunda-feira, nem tive acesso ao promotor. Foi barrada na entrada pelas três atendentes que me questionaram qual era o meu problema. Expliquei que a OI estava vendendo algo de que não tem.
Contei que havia conversado com o técnico da Oi que me garantiu que não tinha solução porque o serviço da Oi Velox operava em Lages com apenas uma caixa e essa já estava superlotada.
Portanto não adiantaria reclamar. “Não fazemos atendimento de casos individuais, só daquilo que atinja a coletividade”, me responderam na promotoria. Para que o MP acolha a denúncia tem de ter no mínimo três queixosos sobre o mesmo problema.
Expliquei que embora fosse um caso individual, estaria beneficiando centenas de outras pessoas. Mas não! Não há exceção, mas apenas uma regra.
É por causa disso que os problemas com as operadoras proliferam e o Ministério Público parece uma coisa tão distante de nós que nem o procuramos.
Foi então ao Procon, não acreditando que fosse resolver o meu problema. Conversei com o coordenador Carlos Roberto de Souza (Zebu) e fiquei admirada com o serviço que hoje está oferecendo. Para começar, segundo ele, todos os dias o Procon recebe de 80 a 100 reclamações, sendo que 99% são contra as operadoras de telefonia. Desses 90% são contra a Oi.
Ouvidor da Oi
A ponto de hoje o coordenador conseguir um acordo com a operadora e a cada 15 dias vem para cá um auditor da Oi para ouvir as queixas e tentar buscar solução. Vou testar o sistema hoje! Estarei na fila, lá no Procon, à tarde, para conversar com o ouvidor e ver se finalmente resolverei o problema. Pois segundo as atendentes do MP ele é só meu!