Transparência para as licitações

 

 

Appolinário123_1.jpg

Para dar mais transparência aos processos licitatórios realizados pelo Poder Público, o vereador Adilson Appolinário, sugere na moção legislativa 187/13, apresentada na sessão do dia 12, que as aberturas das propostas sejam transmitidas ao vivo via internet. Segundo Appolinário, a sociedade clama por mais transparência.

Para ele, é importante propiciar aos cidadãos o acompanhamento de todo e qualquer processo licitatório, tanto no Executivo como no Legislativo. Ele argumenta que “todo o processo licitatório pode ser transmitido ao vivo, assim como esta sessão está sendo transmitida neste momento. É isso que a comunidade clama quando vai às ruas”, defendeu.

Adilson argumentou que “os órgãos públicos já são obrigados, por lei, a divulgar receitas e despesas dos exercícios administrativos.

A tendência é que com as novas tecnologias, aja cada vez mais transparência no serviço público com a divulgação em tempo real, dos processos de compras e aquisição de bens e serviços”. Hoje o Observatório Social já está fazendo o acompanhamento do processo licitatório pronto para intervir caso encontre alguma irregularidade. Mas, independente disso ele entende que deveria ser permitido que toda a população acompanhasse.

O vereador Gerson dos Santos se disse favorável que assim proceda o governo do Estado enquanto que Juliano Polese sugeriu a mesmo procedimento a o legislativo, através de TVCâmara. Se a medida estivesse em vigor acredito que teria um resultado diferente no caso da licitação da reforma interna da Câmara para acomodar os novos vereadores. O legislativo teria gasto bem menos com a reforma e compra dos vidros.

 

 

Deixe um comentário