Só a recepção que os convidados tiveram no lançamento do primeiro livro de dona Helena Rodolfo Maines, ontem, foi um acontecimento a parte. A beleza do local e a recepção dos anfitriões, o casal Raquel e Edézio Caon, já valeu a presença no evento, muito mais então em verificar a satisfação da escritora que ganhou de presente de ambos essa recepção.
Raquel presenteou a mãe, entre outras coisas, com uma galeria de fotos que marcam cada fase de sua vida: a primeira abaixo, com o marido e os seis filhos.
Com 80 anos, às vésperas de completar 81, impressiona a lucidez e disposição de dona Helena que nos últimos dois anos já produziu três livros, o primeiro deles “Júlia”, sendo lançado agora e o próximo (Emanuelle) já está na revisão.
A filha Raquel lembra que a mãe esteve em situação bem delicada recentemente, pois teve de passar por uma cirurgia de fêmur, com complicações graves, “mais saiu se tudo isso com a cabeça melhor do que quando entrou nela”, diz Raquel.
Um aparte!
Vale ressaltar que o pai de Edézio também foi escritor e a mão da ditadura lhe alcançou, sendo detido em função da difusão de suas ideias tidas como subversivas. Edézio Nery Caon deixou algumas obras referentes a sua área de atuação (advocacia) e outras de incomum audácia como “A Academia”, lançado em 1977. Nela recriou aqui a Academia Lageana de Letras escalando seus membros da sociedade local. Uma preciosidade!

A capa foi idealizada pelo saudoso Nereu Goss
Associação Lageana de escritores presente
ao evento
Vários membros da Associação Lageana dos Escritores estiveram no lançamento do livro de dona Helena.
Agora, ela também integra esse seleto grupo!
Todos os recursos obtidos com a venda do livro serão revertidos à Sociedade Lageana Assistencial Aristeu Rodolfo Solar Espírita.