Mais isso, menos aquilo
Apenas uma reflexão
Resido em São Joaquim desde 1986. Neste tempo todo aprendi e observei que o serrano briga muito entre si, no sentido que eu sou isso, você é mais naquilo e por ai vai. Não está em questão se eu sou a mais fria ou neva mais ou menos. A questão se unirmos forças aproveitando toda esta mídia espontânea que ganhamos de todos os meios de comunicação, poderíamos estar em um estagio de desenvolvimento bem melhor. Mas não adianta lamentar o que deixamos de crescer.
Vejo alguns municípios questionando e disputando títulos disso e daquilo…
Gostaria de deixar claro, nesta pequena reflexão, que deveríamos sermos mais
criativos em gerar ícones, referencias relativos a nossa cidade do que perder tempo
na disputa de títulos que a imprensa já deixou consolidado. Temos que ser criativo em gerar informações para despertar a vinda do turista para a Serra.
Devemos brigar pelo destino Serra Catarinense. Pensar mais de forma regionalizada. Vender a região como um paraíso de belas paisagens naturais, com quatro estações bem definidas, onde este turista pode circular pelas diversas cidades, cada uma com sua característica peculiar, vendendo o seu produto da melhor maneira, do que disputando e gerando rivalidades entre elas.
Lembramos do nosso potencial apenas pelo período de inverno, quando outras estações podem nos proporcionar visitantes o ano inteiro.
Concordo que poderíamos ter desenvolvido melhor, poderíamos apresentar nossas cidades com uma infra estrutura bem mais evolutiva, mas perdemos muito tempo valorizando nossa picuinhas pessoais em vês de unirmos força por um foco bem mais interessante.
Eu pergunto quem é a cidade mais fria? Onde fica o Morro da Igreja? A Serra do Rio do Rastro é de Bom Jardim da Serra ou de Lauro Muller? Quem esta aparecendo mais na mídia, é a cidade A, B ou C? A Serra do Corvo Branco é de Urubici ou Grão Pará….
Vamos unir nossas forças, reunirmos mais, montar nossa estratégias, aproveitar que somos a bola da vez como destino turistico e afinal o governador é serrano.
Brigar por um destino somente: Serra Catarinense, e região dos Campos de Altitude da Serra Catarinense.
Temos muito o que pensar e realizar para chegarmos em algo sustentável…
Temos a possibilidade de errar menos, baseado em outras vivências…
As revistas e guia de turismo citam nossa região desde a neve de 1957, e vão continuar falando de nossa região por uma eternidade.
Se unirmos nossas forças, superando nossas fraquezas, nós vamos com certeza encontar um desenvolvimento sustentável.
Vamos pensar mais ou menos por este caminho…
Att. Anselmo Viana Nascimento
Mural SerraSC