Contas do governo: ressalva a despesas sem prévio empenho

Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) emitiu nesta quarta-feira (3) parecer prévio pela aprovação das contas do governo estadual referentes a 2025. A decisão foi unânime, mas os conselheiros fizeram uma ressalva relacionada a despesas sem prévio empenho no valor de R$ 227 milhões, além de emitir 21 recomendações, sendo 20 ao Executivo e uma à Assembleia Legislativa (Alesc). A ressalva apontada pelo TCE refere-se à execução de despesas sem prévio empenho (ou seja, gastos realizados pela administração pública antes de garantir formalmente o recurso no orçamento) de R$ 227,02 milhões, incluindo R$ 22,85 milhões que não tiveram registro no subsistema patrimonial.

De acordo com o governo do Estado, a maior parte do valor está relacionada à regularização de passivos da área da saúde que não estavam contabilizados anteriormente. O Executivo informou que 88,3% dessas despesas estão ligadas a prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente contratos e cirurgias, e afirmou que vem reforçando medidas de planejamento e controle interno para evitar novas ocorrências.

Morte misteriosa em Bom Jardim da Serra

Um homem de 26 anos identificado como Ericson da Silva foi encontrado morto dentro de uma casa na madrugada desta quinta-feira (4) em Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense. De acordo com a Polícia Militar, o homem tinha marcas de facadas pelo corpo.

A guarnição do 6° Batalhão de Polícia Militar foi acionada por volta das 00h no bairro Cohabe pelo Corpo de Bombeiros Militar. Segundo a PM, os bombeiros informaram que o homem, quando a guarnição chegou ao local, já estava sem vida.

Ericson tinha pelo menos três marcas de golpes de faca pelo corpo. Uma era na região do peito, enquanto as outras duas foram encontradas na lateral esquerda da barriga e nas costas. A PM não informou se o homem estava sozinho na casa.

Casan dobra a capacidade de produção de água tratada em Otacílio Costa

A Casan inicia um novo ciclo de melhorias para o município de Otacílio Costa. Pensando em preparar a cidade para o futuro e garantir a segurança hídrica nos próximos 30 anos, a Companhia está investindo R$ 19 milhões em obras: uma nova Estação de Tratamento de Água e um novo reservatório de aço vitrificado, com capacidade para 2 milhões de litros

Nesta terça-feira (02), o presidente da Casan, Pedro Joel Hortsmann e integrantes da equipe, estiveram visitando o início das obras, acompanhados do prefeito Fabiano Baldessar de Souza. “Estamos realizando um investimento robusto e planejado para atender não apenas às demandas atuais, mas também o crescimento futuro de Otacílio Costa. Esta nova estrutura proporcionará mais segurança operacional, ampliará a capacidade de produção e armazenamento de água e garantirá qualidade no abastecimento para a população por muitas décadas” declarou o presidente.

O novo sistema irá dobrar a capacidade de produção de água tratada, passando dos atuais 50 metros cúbicos por hora para 100 metros cúbicos, além de garantir maior estabilidade ao sistema de distribuição com o novo reservatório, construído com tecnologia moderna e segura. A previsão de conclusão das obras construídas no Bairro Casa Branca, é até o fim de 2028.

Criado o Cadastro Estadual de Pacientes com Doenças Raras

Os deputados da Alesc aprovaram na sessão desta quarta-feira (3) a criação de um Cadastro Estadual de Pacientes com Doenças Raras. A medida consta no Projeto de Lei (PL) 699/2025, de autoria da deputada Ana Campagnolo (PL), que passará pela votação da Redação Final antes de ser encaminhado para análise do governador.

Conforme o texto aprovado, o cadastro visa reunir, organizar e monitorar informações sobre pessoas diagnosticadas com enfermidades que afetam até 65 indivíduos em cada grupo de 100 mil pessoas. Entre os exemplos de doenças raras, estão a esclerose lateral amiotrófica (ELA), a fibrose cística e a síndrome de Dravet.

De acordo com a autora, a criação do cadastro é “medida fundamental para promover um mapeamento epidemiológico consistente, subsidiar a implementação de protocolos clínicos, fortalecer a pesquisa científica, apoiar a formação de profissionais e orientar a alocação mais justa e eficiente dos recursos públicos”.

Além disso, o cadastro poderá favorecer o acesso a medicamentos, exames e terapias, assegurando maior qualidade de vida às pessoas com doenças raras e às suas famílias.

Um casamento em plena festa

O dia do tão esperado “sim” chegou: Eduarda Gabrielle Pereira, de 26 anos, e João Victor Becker Gomes, de 27 anos, se casam na Igrejinha da 36ª Festa Nacional do Pinhão

Cerimônia realizada no Parque de Exposições Conta Dinheiro transformou um dos espaços mais tradicionais do evento em cenário para a realização de um sonho do agora recém-casados,

O evento foi anunciado pela assessoria da prefeitura, contudo, não abriram a capela para realização do casamento. Fora da Igrejinha uma escuridão. Se a Prefeita ia incluir o casamento deveria programar pelo menos abrir a Igrejinha e ter uma iluminação.

Jair conseguiu deixa a prisão e vai para casa com tornozeleira

O caso Jair Júnior  teve um desfecho surpreendente na noite desta quarta-feira (3). A defesa obteve êxito e o político conseguiu o benefício da prisão domiciliar, mediante o uso de tornozeleira eletrônica.

 A decisão altera radicalmente o cenário das últimas 48 horas, quando Jair Júnior havia acabado de dar entrada no Presídio Regional Masculino após receber alta hospitalar. Os trâmites de liberação da unidade prisional foram rápidos, e o político já está sendo conduzido de volta para a sua residência oficial.

Nos bastidores, a concessão da domiciliar indica que os laudos e avaliações técnicas — que o magistrado havia determinado para analisar a compatibilidade do presídio com o quadro de recuperação das cirurgias nas pernas — pesaram a favor do investigado. A defesa conseguiu provar que a estrutura da cela seria prejudicial ao tratamento das lesões causadas pelo acidente na BR-116.

Cachorros que ficam na rua Frei Rogério atacam trabalhador

Na segunda, dia 01.06, por volta das 07:08h
Quando retornava pra casa após um plantão exaustivo de trabalho, tive a infelicidade de encontrar 5 cães de rua, que de forma repentina e gratúita me atacaram, provocando ferimentos na panturrila e atrás da coxa como mostram as fotos.
Minha luta pra fugir deles durou quase uns 3 minutos.
Como resultado fui humilhado pelos 5 cães (brincadeiras à parte) eu sou Adulto e dei um jeito, de fugir da fúria deles. Mas me pergunto e se fosse uma criança, no mesmo momento o Centro Educacional estava com os portões abertos recebendo seus alunos.
 Fui atrás pra ver se identificava os animais e descobri que uma servidora da escola Centro Educacional alimenta eles e põe água. Sejamos coerentes né alimentar cães não e proibido, mas alimentar essas ai raivosos e meio complicado para os transeuntes.

CJL

Esses são o cachorros que atacaram CJL. Ele já registrou boletim de ocorrência e está cobrando providências da Vigilância Sanitária e também do colégio que alimenta esses animais.

Pet Levado a Sério realiza mais de 200 castrações em Alfredo Wagner

O município de Alfredo Wagner recebeu uma importante ação do programa Pet Levado a Sério, iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina voltada à promoção do bem-estar animal e ao controle populacional de cães e gatos. Com investimento de R$ 40 mil viabilizado pelo governador Jorginho Mello (PL), mais de 200 animais foram castrados gratuitamente no município.

A ação contou com a presença do deputado estadual Marcius Machado (PL), reconhecido pelo trabalho em defesa da causa animal, as castrações ocorreram em uma estrutura montada atrás das dependências da nova Prefeitura de Alfredo Wagner, proporcionando atendimento seguro e organizado aos animais e seus tutores.