Ligação entre as serras gaúcha e catarinense ainda vai demorar

 

Conversando com o Tenente Coronel Hamilton Camillo, comandante do 10º BEC, durante a visita que fez essa semana ao 6º BPM, ele informava que o batalhão estará pronto para assumir a construção da Ferrovia da Integração se for convocado para tal tarefa. Mas lembra que vai demorar cerca de dois anos para que tenha início. Está em sua fase inicial com a licitação do estudo de viabilidade técnica, isso é, a definição de seu traçado.

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“É obra para duas décadas”, disse o comandante, destacando que enquanto o custo do quilômetro de uma rodovia estaria entre R$ 1,2 milhão a R$ 1,8 milhão por quilômetro, de uma ferrovia é de R$ 10 milhões por quilômetro. Hoje o batalhão de Lages está atuando apenas em obras em Santa Catarina, dentre elas estão a ampliação do porto de São Francisco do Sul e a rodovia Caminhos da Neve, em São Joaquim.

 

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sa rodovia, que iniciou em 2007, está com apenas dois quilômetros e meio prontos, dos 29,4 quilômetros do total. As obras foram agora sendo retomadas.

Observou que essa retomada das obras é demorada e com custo elevado, pois têm de estalar todas as usinas. É bom lembrar que a estrada não existe, está sendo aberta até a divisa com o Rio Grande do Sul. Os recursos liberados pelo governo estadual vão permitir o asfaltamento de 9,8 quilômetros restando pouco menos de 20 para chegar até a fronteira. Há que ressaltar que do lado gaúcho são outros 66 quilômetros- mais que o dobro do catarinense – até São José do Ausentes e só recentemente foi feita audiência pública na Assembleia Legislativa gaúcha para discutir a obra. Portanto a ligação das serras catarinense e gaúcha ainda é um sonho distante.

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