Estradas de qualidade vão dar suporte a agricultura familiar

 

Hoje a maior preocupação da administração no que tange ao meio rural é a melhoria das estradas. Tanto que está sendo tomado um empréstimo de R$ 15 milhões para a compra de máquinas, já que o parque estava sucateado.

Possibilitando a melhoria das estradas, o produtor terá condições também de incrementar sua produção, como explica o secretário da Agricultura, João Pereira (Boiadeiro). Um dos programas que poderão ser incrementados é da agricultura familiar.

Diz o secretário que não produz as verduras necessárias para atender a demanda da merenda municipal.

“Na rede municipal temos 17 mil crianças que não estamos conseguindo atender, mas dentro do projeto que desenvolvemos já na próxima safra será possível atender a demanda”, disse Boiadeiro.

Só aí são duas etapas anuais que possibilita uma injeção de R$ 800 mil na renda dos produtores. No seu entendimento, somos o maior município em extensão territorial, contudo nunca tivermos uma política de conservação de estradas e, sem isso com certeza não teremos desenvolvimento rural.

“Por ela passa a produção, mas passa também os insum

Não deixou de ressaltar que o negócio agrícola não é mais como antigamente, hoje é preciso planejamento e tecnologia, por isso a secretaria da Agricultura vai retomar agora algo que foi abandonado pelos órgãos estaduais: a extensão Rural. Levando orientação técnica ao produtor.

 

800 propriedades da agricultura familiar

 

Lages tem em torno de 800 propriedades de agricultura familiar concentrada basicamente na região de Rancho de Tábua, Macacos e Santa Terezinha do Salto. E ainda tem uma grande área a ser explorada na Coxilha Rica. Essa última tem avançado no reflorestamento e lavoura de grãos.

 

A lavoura de grãos (soja e milho), como lembra Boiadeiro, iniciou em Santa Terezinha do Salto, especialmente com a família Uncini, e hoje está no Tributo e em Macacos e “precisamos ter estradas e ponte para dar condições de expandir”. Principalmente, “criar novas estruturas para que esses produtos saiam de nosso município com valor agregado”, diz o secretário. 

Deixe um comentário