Inter vai retornar às competições a partir do dia 13 de setembro

O retorno do Inter de Lages às competições já tem data. O time vai estrear na Série C no dia 13 de setembro, quando começa o campeonato.

O conselho técnico da competição ocorreu nesta quarta-feira (17/6), na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú. Além do Inter, estarão na disputa Caçadorense (Caçador), Imbituba, Manchester (Joinville), Pedra Branca (Ibirama) e Porto (Porto União).

O Inter jamais enfrentou dois dos cinco adversários que terá na competição. O Manchester é um deles: fundado em 2025, o clube fará sua estreia no futebol profissional na Série C do Catarinense deste ano.

Outro adversário inédito na história colorada é o Pedra Branca, que participará da Série C pela segunda vez – a anterior foi em 2021. Originalmente de Palhoça, a equipe mandará seus jogos em Ibirama.

MP recebe denúncia contra dois integrantes da Jari

Um documento de forte teor técnico e político promete movimentar os corredores da 5ª Promotoria da Moralidade Administrativa da Comarca de Lages. O promotor Jean Pierre Campos recebeu uma denúncia formal (Notícia de Fato) que aponta supostas ilegalidades e conflito de interesses envolvendo dois dos principais nomes do Gabinete da Prefeita Carmen Zanotto:  Samuel Ramos e Iara Subtil.

A peça, protocolada por Jean Carlos dos Santos Lima, questiona as nomeações sucessivas da dupla para compor a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) Estadual nos exercícios de 2025 e 2026. De acordo com o texto, essas funções acumulam vantagens financeiras às remunerações que ambos já recebem como secretários municipais. O problema central, contudo, reside na legalidade do preenchimento dos requisitos técnicos. O denunciante alega que os servidores não possuíam “notório conhecimento” ou histórico independente na área de mobilidade e trânsito antes de 2025, e que a experiência usada para carimbar a recondução deles em 2026 teria sido produzida artificialmente pelo próprio primeiro ato de nomeação.

O bando de questionamentos enviados ao Ministério Público também atinge o princípio da moralidade e da representação democrática. A denúncia traz indícios de que Samuel e Iara teriam sido indicados para as vagas reservadas constitucionalmente à sociedade civil dentro do colegiado da JARI. Juridicamente, o órgão julga recursos contra multas aplicadas pelo próprio Estado e Município; colocar agentes políticos de confiança do Gabinete nas vagas que deveriam ser de cidadãos isentos cria, segundo a peça, uma “promiscuidade administrativa” e fere gravemente a necessária independência técnica do comitê.

O denunciante pede que o Ministério Público requisite imediatamente as cópias dos processos administrativos, os currículos apresentados pelos secretários e a folha de pagamento de ambos para cruzar com os horários das sessões de julgamento da JARI. Se o promotor acatar o pedido e abrir um inquérito, a prefeitura terá de explicar o critério de escolha de seus assessores.

Governador abre a Estação Inverno em Bom Jardim da Serra

O governador Jorginho Mello participou nesta terça-feira, 17, em Bom Jardim da Serra, da abertura oficial da Estação Inverno 2026. Ao lado da secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, o governador apresentou as ações do Governo de Santa Catarina para fortalecer o turismo, impulsionar a economia e ampliar os investimentos em segurança, mobilidade e infraestrutura durante a temporada mais fria do ano.

A quarta edição da Estação Inverno integra a estratégia do Governo do Estado de promover Santa Catarina ao longo de todo o ano, valorizando os atrativos das diferentes regiões e consolidando o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil em todas as estações.

“Santa Catarina vive as quatro estações e tem potencial turístico o ano inteiro. Estamos fortalecendo essa vocação e ampliando a promoção do Estado para atrair visitantes do Brasil e do exterior. A Serra se destaca com gastronomia, vinhos de altitude e turismo de experiência. Isso movimenta a economia e gera emprego e renda nos municípios. Também seguimos investindo em infraestrutura e mobilidade, como as obras na Serra do Corvo Branco, além do reforço na segurança para garantir que o turista seja bem recebido e tenha tranquilidade durante sua estadia”, afirmou o governador Jorginho Mello.

R$ 770 milhões para melhoria da internet e telefonia em rodovias e comunidades ruraisis

Foi aprovado pela Assemnbleia projeto, PL 325/2026, que cria o Programa Sinal Bom, que autoriza investimento de R$ 770 milhões para melhoria da internet e telefonia em rodovias estaduais e em comunidades rurais.

O programa prevê o investimento de R$ 250 milhões para melhoria de sinal de banda larga em regiões de baixa densidade habitacional, especialmente nos pequenos municípios, e mais R$ 520 milhões para a instalação de estações de rádio-base que garantam o sinal ao longo de rodovias estaduais.

A proposta recebeu emendas que dão anistia e remissão de multas a empresas que já prestam tais serviços e têm débitos na locação de postes de energia elétrica para a fixação de redes. O perdão de dívidas será exclusivo em áreas rurais.

Rua Mateus Junqueira recebeu nova sinalização

A rua Mateus Junqueira, que atravessa os bairros Centro, Copacabana e Santa Helena, passou por uma ampla revitalização e agora conta com pavimentação asfáltica renovada e sinalização completamente reestruturada em toda a sua extensão, de aproximadamente 1,2 quilômetro. As melhorias garantem melhor fluidez no trânsito de veículos e mais segurança às pessoas usuárias, e fortalecem a mobilidade urbana em uma importante região do município.

A obra recebeu investimento financeiro público viabilizado através de convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, consolidando uma importante parceria institucional voltada à modernização da infraestrutura urbana e à melhoria da qualidade de vida da população lageana.

Projeto de Marcius vai instituir o selo “Mulheres que Alimentam Santa Catarina”

O deputado estadual Marcius Machado (PL),  protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei que institui o selo “Mulheres que Alimentam Santa Catarina”, uma iniciativa sugerida pela assessora especial do Governo do Estado, Fernanda Córdova. A proposta tem como objetivo reconhecer, valorizar e fortalecer o trabalho das mulheres que atuam na produção agropecuária catarinense.

A ideia surgiu a partir das demandas apresentadas por Fernanda, que acompanha de perto a realidade das produtoras rurais e defende políticas públicas voltadas ao fortalecimento da mulher no campo. O projeto prevê a certificação de produtos de empreendimentos rurais liderados por mulheres, além de estabelecer diretrizes para incentivar a capacitação, o acesso ao crédito e a ampliação dos mercados para essas produtoras.

“O campo catarinense é movido pelo trabalho de milhares de mulheres que produzem alimentos, geram renda e contribuem diretamente para o desenvolvimento do nosso estado. Este projeto reconhece essa importância e cria mecanismos para ampliar as oportunidades para quem faz a diferença todos os dias”, destaca Marcius Machado.

Leilões de novas concessões de rodovias em SC têm novo prazo

O novo cronograma de novas concessões de rodovias federais em Santa Catarina estima a realização do leilão dos dois lotes em setembro de 2027, com assinatura dos contratos em dezembro. Nesse planejamento, as estradas são assumidas pela iniciativa privada no início de 2028. Os prazos foram apresentados em audiências públicas realizadas em Santa Catarina na semana passada e nesta terça-feira em Brasília. Mais um encontro será realizado em Concórdia, em data a ser marcada.

O cronograma inicial previa leilões do programa Rodovia Integrantes de Santa Catarina, formado por dois lotes, em novembro de 2026. No entanto, a estimativa passou para o ano que vem. O lote 1 tem 515 km de extensão, com o maior segmento na BR-470 e trechos nas BRs 153 e 282. Os investimentos estimados durante o contrato são de R$ 6,4 bilhões.

O lote 3 tem 166 km. O segmento tem trechos das BRs 153, 282 e 480, na região Oeste. São previstos R$ 2,7 bilhões de investimento. No conjunto, são R$ 9,1 bilhões nos dois segmentos. Há ainda os custos com a operação. O sistema de cobrança de pedágio será free flow, com pórticos. Nos dois lotes, serão concessões inéditas, de rodovias a serem concedidas pela primeira vez. O Estado tem outras três concessões federais em operação, na BR-101 (Norte e Sul, com contratos diferentes) e BR-116.

Você sabia que tem idade mínima para concorrer?

  • 18 anos: Limite mínimo restrito exclusivamente à disputa por vagas nas Câmaras de Vereadores.
  • 21 anos: Idade exigida para concorrer aos cargos de deputado (estadual e federal), prefeito e juiz de paz.
  • 30 anos: Patamar obrigatório para quem pleiteia o comando de governos estaduais.
  • 35 anos: O topo da pirâmide política, exigido para postulantes ao Senado Federal e à Presidência da República.

A legislação eleitoral brasileira também atua para impedir a perpetuação de oligarquias no poder Executivo por meio da chamada inelegibilidade reflexa. O mecanismo proíbe que cônjuges e parentes de até segundo grau (como pais, filhos e irmãos) de prefeitos e governadores concorram a cargos na mesma jurisdição do mandatário.