Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

Lages.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Confirmada causa da morte da estudante do CAV

Após a confirmação de óbito por doença meningocócica de uma estudante de 18 anos, caloura do curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), da Secretaria de Estado da Saúde, e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, informaram que a paciente morreu na sexta-feira (5 de abril) e o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-SC).

 

A morte ocorreu em menos de 12h após a paciente apresentar os primeiros sintomas. “Não se trata de meningite, pois a doença evoluiu tão rápido que nem chegou a causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central, ou seja, não atingiu as meninges”, esclarece Gisele Barreto.

0_33.jpg

Este ano, este é o primeiro caso de doença meningocócica que evoluiu até o óbito em Santa Catarina. Em todo o Estado, apenas oito pacientes apresentaram sintomas da doença e receberam tratamento. Estatísticas apontam se tratar de uma doença rara, com um caso a cada 100 mil habitantes, com incidência em menos de 1% da população catarinense. Ano passado, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), da Secretaria de Estado da Saúde, foram 89 casos da doença, com 16 mortes.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código