Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

Lages.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Enquete aponta quem são os favoritos como candidatos a prefeito

O comunicador Pablo de Mello realizou uma enquete cujo resultado foi ao ar através do Facebook, no programa Politiquês, tendo como convidados o Tecnólogo de Marketing Alex Branco e eu, num debate a respeito dos nomes postos hoje como prováveis candidatos a prefeito de Lages no ano que vem.

Desta enquete realizada por Pablo participaram 1.928 eleitores que opinaram em quem votariam se a eleição a prefeito fosse hoje. Obviamente que não se trata de uma pesquisa de opinião e carece do rigor científico que as caracterizam (quando feitas de maneira séria). É uma enquete, da qual participa quem assim deseja mas, de qualquer forma nos dá um panorama do quadro neste momento.

Dos 1.928 participantes, quase um quarto do total (448) apontaram como sendo o favorito para a disputa o vereador Jair Júnior (PSD) (448). Em segundo lugar estaria Mushue Hampel (MDB) com 15% das indicações (293 votos) e Samuel Ramos (PSD) em terceiro lugar com 200 indicações. Lucas Neves (PP) ficou em sexto lugar com 6% das indicações (123). Mesmo percentual de Antônio Ceron (PSD) (117), atrás de Airton Amaral 149 votos) e David Moro (MDB) (137). E a frende da deputada Carmen Zanotto que ficou com 4% das indicações (86 votos). Estes dados nos permite fazer algumas deduções. A começar pela baixa indicação da deputada Carmen Zanotto. Aponta que o eleitor a reconhece como excelente deputada, mas não aceita que ela deixe Brasília para vir concorrer a prefeita de Lages.

Creio até que o próprio PPS não trabalharia esta candidatura sem antes fazer uma ampla consulta aos eleitores para saber se concorda que abandone o posto de deputada para concorrer à prefeitura. Pela enquete, o PSD é o que teria hoje o maior número de lideranças aptas a concorrer: Jair, Samuel e o próprio Ceron. Por esta análise o partido conseguiria a sucessão se levasse em conta o potencial destes nomes.

Contudo as vaidades chamam mais alto e a tendência é que tanto o Jair Júnior, quanto Lucas Neves e mesmo Mushue Hampel, teriam de romper com seus atuais partidos se quiserem concorrer. Não encontram respaldo de seus pares. Portanto, os nomes que estão ai postos certamente estarão incluídos nas chapas que disputarão às eleições do ano que vem, mas não sabemos com quem vão compor e em nome de quais partidos.

Enquete para pré-candidatos a prefeito de Lages
Em quem você votaria se a eleição fosse hoje?
 
Jair Júnior (23%, 448 Votos)
Hampel (15%, 293 Votos)
Samuel Ramos (10%, 200 Votos)
Aírton Amaral (8%, 149 Votos)
David Moro (7%, 137 Votos)
Lucas Neves (6%, 123 Votos)
Antônio Ceron (6%, 117 Votos)
Outros (4%, 86 Votos)
Carmen Zanotto (4%, 86 Votos)
Gotti dos grampos (4%, 72 Votos)
Nenhum (3%, 65 Votos)
Roberto Amaral (3%, 57 Votos)
Raimundo Colombo (2%, 30 Votos)
Arnaldo Morais (1%, 21 Votos)
Aida Hoffer (1%, 16 Votos)
Juliano Polese (1%, 14 Votos)
Geovani Broering (0%, 8 Votos)
Luiz Marin (0%, 4 Votos)
Vone Scheuermann (0%, 2 Votos)

 

Total de Participantes: 1.928

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código