Olivete Salmória
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Gerente regional da Saúde depôs na CPI do Pronto Atendimento

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O responsável pelo Serviço de Regulação hospitalar e gerente regional da Saúde, Aloízio Pirolli foi ouvido esta tarde de terça-feira, pela CPI do Pronto Atendimento Tito Bianchini. Ele está lotado na secretaria municipal de saúde há 32 anos e conhece bem o trabalho do pronto atendimento.

Ele argumentou que o tempo para o internamento de um paciente é muito variável e admite que sabe de pacientes que vieram a óbito no Pronto Socorro, mas não atribui ao tempo de espera no local determinante para a morte destes pacientes. Pois ali recebe o mesmo padrão de atendimento de um hospital, embora no hospital tivesse um atendimento mais adequado.

Pela sua experiência, a patologia, a doença em sí é imponderável. Assim como a pessoa está bem em momento e no outro apresenta um quadro crítico. “Tenho o maior orgulho de dizer que temos uma regulação hospitalar aqui da melhor qualidade e reconhecido pela regulação estado e pela Secretaria estadual da Saúde”, diz Aloízio.

Uma vez que o paciente entra no pronto atendimento, obrigatoriamente ele entra no sistema de regulação. “No passado acontecia muito problemas, mas hoje os profissionais estão bem treinados e há garantia de que ninguém está furando a fila. O que determina que passe na frente de outros é a gravidade da doença”. diz.

No pronto Atendimento ele recebe o primeiro atendimento e muitas vezes vai precisar do auxílio do diagnóstico para que haja o encaminhamento. O médico precisa estar convencido de que o paciente precisa ser internado ele entra em contato com o médico do Sisreg em plantão 24 horas - são 10 médicos em escala de plantão - e dentro do consenso de ambos é que daí será feito o encaminhamento ao hospital.

Ele admite que no passado houve problemas com a falta de ambulância para o transporte do paciente ao hospital. Hoje, já não há e estão chegando duas novas ambulância para Lages.  

 

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