Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

Lages.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Será que tem eficácia esta lei do deputado Gabriel?

Plenário da Alesc aprovou nesta terça-feira, projeto de lei do deputado Gabriel Ribeiro que combate o desperdício de alimentos.

Permite que restaurantes doem a entidades assistenciais a comida pronta que não foi servida aos clientes, não perdeu o valor nutricional, porém não tem mais valor comercial. A matéria segue para a sanção do governador Pinho Moreira. Mas, é bom lembrar que para isso funcionar é preciso a concordância dos restaurantes, pois normalmente reaproveitam a comida não servida. Fiquei até curiosa para saber da eficácia desta lei.

O projeto Mesa Brasil, do Sesc já faz um belo trabalho recolhendo alimentou das feiras, por exemplo. As frutas e legumes não comercializados  podem  ser aproveitados. É isso que este programa faz. E muito bem!

Mas recolher alimentos não servidos nos restaurantes.... Segundo o deputado caberia à Vigilância Sanitária examinar e distribuir os alimentos. Fico imaginando então: em um determinado restaurante sobrou um quilo de macarrão, em outro uma panela de arroz, e num terceiro uma travessa de salada... e a Vigilância tem de ficar correndo a cidade para reunir tudo isso para levar à alguma instituição.

Obviamente que não vai sobrar carne alguma porque sabemos que o churrasco de hoje será o picadinho ou o escondidinho de amanhã e o pastel do final de semana. Dá para imaginar?

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código