Olivete Salmória
salmoriaolivete@gmail.com


Parceiros

 

Lages.jpg

 

unnamed_18.jpg

 

Arquivo

 
Vereadora insiste no pedido de implantação das faixas em 3D

Vereadora Aidamar Hoffer (PSD) usou do microfone para falar que foi a primeira a solicitar que a prefeitura de Lages usasse o sistema 3D para as faixas de pedestres, como foi feito em Urupema. Refez a indicação, reiterando o pedidso para que o setor de trânsito de Lages adote o sistema. Lembrou que o pedido feito anteriormente não obteve sequer uma resposta da prefeitura. Contudo o sistema das faixas de pedestres 3D não é uma novidade, nem em Urupema, outras cidades como Salete e Rio do Oeste foram as primeiras a implantá-las em SC. A vereadora até incitou os demais vereadores para irem cobrar dos secretários responsáveis a adoção do sistema. 

Contudo, o Departamento Nacional de Trânsito já enviou a todos os órgãos de trânsito do país um ofício proibindo a doação deste tipo de faixa. O que alega? Que as faixas em 3D criam uma ilusão de ótica perigosa para crianças e idosos que os expõem a acidentes. Se algum acidente for provocado em função de tais faixas, tanto a prefeitura quanto o artista que a pintou podem ser responsabilizados. Segundo o especialista e consultor de trânsito, Adailton Camargo, “Normas Federais precisam ser respeitadas. Em caso de acidente o município responde, pois somente o que está descrito em lei é que pode ser implementado em vias brasileiras”

Ele aproveita para ressaltar que falta consultoria de trânsito para quem pretende implementar essas “coisas” na cidade. Os vereadores solicitaram a adoção das faixas, mas não consultaram, os especialistas para saber de sua legalidade. Assim também foi com relação à implantação do binário que está hoje no centro da polêmica e que foi baseado em um estudo de 2010. Houve forte reação dos comerciantes da área em questão, especialmente da rua Frei Gabriel, mas a prefeitura não deu sinal de que voltará atrás da decisão.

Comentários  

 
#1 Dilmar Ant. Monarim 16-11-2018 12:28
Pegar o exemplo de faixa de segurança de uma cidade que quase não tem carros não é belo exemplo... agora se pegasse o exemplo da também pequena Vargem e tentasse reduzir o salário de vereador aí sim! Começaria a fazer uma coisa útil pra sociedade já que vereador em cidades com até 200.000 habitantes não deveria ter salário além de uma ajuda de custo.
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar Código